MPE pede a cassação da prefeita e vice de Boa Ventura por compra de voto e favorecimento ilícito

By | 14/03/2021 7:02 am

(Folha do Vale)

 

O Ministério Público Eleitoral da 42ª Zona, a cargo da promotora Ana Cavalcante, deu parecer pela cassação da prefeita de Boa Ventura, Talita Lopes (Republicanos) e do seu vice, André Lacerda, em Ação de Investigação Judicial Eleitora (AIJE) que apura a prática de abuso do poder político nas eleições municipais de novembro do ano passado para o favorecimento da candidata situacionista, que era apoiada pela sua tia e então prefeita Leonice Lopes.

Conforme o relatório da promotora eleitoral, baseado em gravações e provas testemunhais e documentais acostadas ao processo investigatório e publicado nesta quinta-feira, 11, há evidências claras e suficientes de que a então prefeita Leonice Lopes usou o erário público em favor da campanha eleitoral de sua sobrinha, a exemplo da perfuração de um poço em propriedade privada, além da distribuição de dinheiro e a promessa de cesta de alimentos para captação ilícita de voto.

Além da cassação dos diplomas da prefeita e do seu vice, a promotora pediu também à Justiça Eleitoral a perda dos direitos políticos da ex-prefeita Leonice e ainda multa pecuniária em desfavor do três, que pode chegar até 106 mil reais. Já com relação ao esposo da ex-prefeita, Manoel Vital Neto, também investigado, a Promotoria Eleitoral pediu sua absolvição por não ter encontrado nenhum indício de crime eleitoral atribuído a ele.

Depois do parecer do Ministério Público Eleitoral, a ação investigatória, que foi requerida pela coligação Boa Ventura para Todos, encabeçada pelo candidato a prefeito Miguelzinho Estanislau, segue agora para a decisão do juiz eleitoral Antônio Eugênio.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *