Prefeito de Patos visita obras de conclusão da UPA do Jatobá e anuncia verbas para equipamentos e ambulância
(Coordecom)
As obras de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA João Bosco de Araújo), localizada no bairro Jatobá, estão avançando dentro do cronograma previsto para serem finalizadas dentro de 180 dias.
Na manhã de hoje, dia 15 de março de 2021, o prefeito de Patos – Nabor Wanderley, o secretário de Saúde – Segundo Brito, e ainda o diretor da UPA do Campo da Liga – Anderson Sóstenes, realizaram uma visita ao local e conferiram in loco o avanço dos trabalhos.
O prefeito Nabor Wanderley confirmou que em breve pretende entregar a UPA do Jatobá concluída na totalidade, para atender às necessidades de toda a zona sul de Patos.
Nabor também informou que, ainda quando deputado estadual, conseguiu aprovar três emendas impositivas que somam mais de 1 milhão de reais. Dessas verbas, 200 mil serão destinados para aquisição de uma ambulância para dar suporte à referida UPA, e as duas outras emendas (R$ 366.201,50 e R$ 566.201,50) para aquisição de equipamentos médicos hospitalares.
Segundo Brito, secretário Municipal de Saúde, enfatizou que os equipamentos já estão sendo cadastrados para viabilizar os trâmites licitatórios, e que as emendas do prefeito Nabor Wanderley (ex-deputado estadual), serão importantes para dar celeridade a todo o processo.
Assim como destacou o prefeito Nabor, o secretário Segundo Brito também deixou claro que a gestão municipal está empenhada para concluir as obras e entregar o equipamento o quanto antes.
Nossa opinião – É muito importante a perspectiva de Patos ganhar mais uma UPA e queremos acreditar que a administração municipal vai concluir as obras e equipar a UPA do Jatobá nos próximos meses, colocando-a à disposição da população da zona sul da cidade. Preocupa-me, entretanto, uma questão. O município tem tido dificuldades para manter a UPA do Campo da Liga, já que a manutenção de uma UPA custa muito caro. Será que vai ter condições de manter mais uma UPA com funcionamento pleno como vem mantendo a antiga UPA? Acreditamos que, se é para a nova UPA funcionar precariamente ou prejudicar ainda mais as finanças municipais, seria melhor que a administração municipal fizesse uma pactuação com o Estado para que a nova UPA fosse regionalizada, atendendo não só uma parte da cidade de Patos, como outros municípios da Grande Patos. Com isso desafogaria o Hospital Regional e daria um atendimento muito melhor à cidade de Patos e aos municípios vizinhos. Com a pactuação com o Estado, que podia incluir, inclusive, alguns municípios da região, teríamos um atendimento melhor com sensível economia para o município de Patos. O Estado já está colaborando com a disponibilização de verbas, através de emendas do então deputado Nabor Wanderley, para a aquisição de equipamentos para a nova UPA, seria razoável contribuir, após a conclusão das obras com o funcionamento do novo nosocômio, pagando um débito da atual administração estadual para com a cidade de Patos, tão pouco agraciada com obras estaduais com relação a outros municípios sertanejos. (LGLM)