Tem gente conversando besteira sobre projeto do Patos Prev em tramitação na Câmara!

By | 18/03/2021 2:52 pm

“PatosPrev aumentou alíquota dos servidores e reduziu o da Prefeitura”, diz presidente do SINFEMP

(Assessoria do SINFEMP)

A presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), Carminha Soares, lamentou a aprovação do Projeto de Lei 007/2021 que prejudica os servidores nas suas futuras aposentadorias.

Para a sindicalista, a Prefeitura soube aumentar a alíquota de 11% para 14% mas no entanto a contribuição complementar que deveria ser de 26% reduziu praticamente para 6%.” Fico triste e revoltada com um projeto desse que ao invés de fortalecer o Patos Prev, enfraquece, pois será menos recursos, prejudicando futuras aposentadorias”, disse a mesma.

O SINFEMP lamentou também a postura dos vereadores que votaram a favor do projeto, prejudicando os servidores, tais como: Nadir, Fátima Bocão, Nega Fofa, Ramon Pantera, Sales Júnior, Davi, Wila da Farmácia, Marcos César, Ítalo Lacerda, Emano, Décio, Patrian e Nandinho e espera que os mesmos revejam o seu voto na segunda votação. A presidente elogiou a postura dos vereadores Jamerson, Josmá e Zé Gonçalves, por não terem voltado contra os servidores. “É triste a gente ter uma Câmara Municipal com 17 vereadores e no entanto, a maioria votar contra nós servidores”, disse a mesma.

O SINFEMP vai analisar junto a sua assessoria jurídica o que poderá ser feito.

Carminha Soares disse ainda que estão aproveitando o momento que os servidores não podem ocupar as ruas, para encaminhar projetos perversos para a Câmara Municipal de Patos.

Nossa opinião – Acredito que está havendo um engano da presidente do SINFEMP, Não houve agora nenhum aumento de desconto dos servidores, já que o desconto de 14% já foi decidido o ano passado. O projeto remetido agora pelo prefeito trata apenas do aporte criado o ano passado, com base no novo cálculo atuarial que determinou um repasse mensal cujo valor deverá ser aplicado no mercado financeiro e não deverá ser mexido dentro de um prazo de cinco anos. Este aporte vai substituir a antiga contribuição suplementar instiuída em 2014 e que não vinha sendo depositada por nenhum prefeito desde então, ficando inclusive impraticável pois passou a ser de 26% desde o ano passado. Ou seja, a prefeitura tinha que repassar os 14% da patronal e mais 26% da contribuição suplementar o que nenhum prefeito vinha fazendo, acumulando o grande débito em parte judicializado (há vários processos na Justiça sobre a questão) e em parte em discussão administrativa. O aporte acertado o ano passado vem sendo depositado mensalmente. Assiim como os repasses do patronal e da parte descontada dos servidores. Houve realmente uma redução entre os 26% que deveriam ser transferidos para o Patos Prev, e não eram, e o aporte que está sendo repassado, mas o aporte é mais razoável e foi feito de acordo com um cálculo atuarial realizado no ano passado, cálculo que deveria ser feito a cada ano para se manter atualizado. Os críticos do projeto em tramitação na Câmara deveriam se informar melhor sobre o que realmente está ocorrendo para não ficarem dizendo besteira. A situação financeira do Patos Prev tem melhorado consideravelmente nos últimos quatro anos devido a administrações competentes que têm assumido a direção do Instituto. Hoje o instituto tem uma reserva de cerca de dez milhões de reais, além dos recursos do aporte agora votado que deverão resultar numa reserva de cerca de vinte e cinco milhões de reais daqui a mais quatro anos. Se ninguém “meter a mão”, como já aconteceu no passado, daqui a quatro anos a situação financeira do Patos Prev estará bem mais confortável. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *