Mesmo sob críticas, vereadores de Patos aprovam Projeto de Lei que autoriza retorno da Zona Azul a cidade (com comentário nosso)

By | 21/03/2021 6:31 am

(TV Contexto | Junior Macena, reproduzido por Patos Online)

 

A Câmara Municipal de Patos recebeu, no dia 2 de março deste ano, o Projeto de Lei 001/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a recriação da chamada Zona Azul no município. O projeto foi discutido pela primeira vez, em uma reunião interna, no dia 3 de março, com a presença dos secretários municipais Elucinaldo Laurindo (STTRANS) e Leônidas Medeiros (Administração), para esclarecer pontos considerados polêmicos por alguns vereadores.

O projeto foi votado pela primeira vez no dia 9 de março, e aprovado por 14 vereadores. Apenas Zé Gonçalves (PT) e Josmá Oliveira (Patriota) votaram contra. Por conta de um erro nos pareceres das comissões, o projeto foi tirado de votação na sessão do dia 11 de março. No dia 16 ele foi votado e aprovado, desta vez com 13 votos favoráveis. Os vereadores Zé Gonçalves, Josmá Oliveira continuaram votando contra e Jamersom Ferreira, que votou favorável em primeira votação, mudou o seu voto, rejeitando o projeto em segunda votação.

Agora o PL segue para sanção do prefeito Nabor Wanderley, que deverá aprovar definitivamente a nova lei.

Entenda o Projeto

Caso seja realmente sancionada, a Lei 001/2021 autoriza a prefeitura de Patos a explorar as vagas de estacionamento rotativo reservadas e regulamentadas pela STTRANS, em vias e logradouros públicos da cidade. Ainda segundo a lei, a área de exploração onde a taxa será cobrada poderá ser ampliada pela prefeitura.  O tempo de carência é de 20 minutos, passando desse tempo, o cidadão poderá permanecer na vaga por duas horas, e pagará por isso o valor de 2 reais.

O serviço será desempenhado por uma empresa privada, que deverá ser escolhida por meio de processo de licitação. A empresa que oferecer maior porcentagem de retorno de parte do recurso arrecadado na Zona Azul será a empresa vencedora. O valor inicial de devolução da verba é de 10%. Esses recursos deverão ser investidos em manutenção e outros serviços no trânsito municipal, administrados pela própria STTRANS.

 

Nossa opinião – A cidade de Patos de há muito vinha precisando da reimplantação da “zona azul” imprescindível para a organização do nosso trânsito onde estacionar no centro da cidade se transformou numa loucura. Vamos aguardar que uma empresa de vergonha ganhe a licitação e assuma o serviço, que já foi palco de muitas irregularidades em tempos passados. Cabe agora aos senhores vereadores, principalmente aos que votaram contra a sua implantação, fiscalizarem a licitação e a execução do serviço. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *