Acionado 38 vezes pelo MPF e condenado três em primeira instância, ex-prefeito Betinho Campos foi nomeado gerente da Conab em Patos

By | 23/03/2021 4:28 pm

Por João Paulo Medeiros – Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 23 de Março de 2021

Recentemente aliados do presidente Jair Bolsonaro, aqui na Paraíba, fizeram um ‘barulho’ danado diante da nomeação da ex-secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, para um cargo comissionado na superintendência do Ministério da Saúde no Estado. Cláudia foi denunciada no âmbito da Operação Calvário.

A confusão foi tão grande que Veras acabou sendo dispensada do cargo, antes mesmo de tomar posse – mesmo não tendo nenhuma condenação na Justiça. Cláudia é servidora efetiva da Saúde

Uma denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) e transformada em ‘Notícia de Fato’ questiona uma outra nomeação. Dessa vez no Sertão do Estado,

ex-prefeito da cidade de Cacimba de Areia, Inácio Roberto de Lira Campos, conhecido como Betinho Campos, é servidor efetivo da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), mas atualmente assume o cargo de gerente do órgão na cidade de Patos.

O ex-gestor foi alvo da Operação Dublê, do MPF e Polícia Federal. Ele foi acionado por 38 vezes pelo Ministério Público, sendo 15 ações penais, 20 de improbidade administrativa, duas cautelares penais e uma de sequestro de bens

Betinho Campos, inclusive, já foi condenado por desvio em dois processos em 1ª instância. A última sentença foi publicada no dia 9 deste mês. Nas duas, as penas somadas chegam a 8 anos e 9 meses.

Em um terceiro processo ele foi condenado no inciso VII do artigo 1º da lei 201/67, a um ano e quatro meses. O artigo pune quem não presta contas de recursos públicos.

Nos três processos, claro, ainda é possível recurso. Em dois deles o ex-prefeito já recorreu ao TRF5. E, obviamente, poderá ser absolvido na Corte, não tendo hoje nenhuma condenação em definitivo.

O fato, porém, deixa questionamentos.

Os bolsonaristas paraibanos sabiam da nomeação do ex-prefeito? Irão seguir a mesma linha adotada com Cláudia Veras?

 

Nossa opinião – Por enquanto, Betinho Campos ainda é ficha-limpa, pois não foi condenado ainda em segunda instância, mas com um prontuário destes, seus chefes deveriam ter pensado duas vezes antes de nomeá-lo, a menos que o tenham nomeado por falta de alguém capacitado para a função.  Já que na realidade, o seu prontuário não o recomenda nem como funcionário, quando mais como chefe.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *