Após ‘lockdown total’, Araraquara não registra mortes pela covid no dia em que o Estado bate recorde

By | 28/03/2021 4:32 am

Ainda nesta sexta, São Paulo registrou 1.193 óbitos pelo coronavírus, maior número em 24 horas desde o início da pandemia

(João Ker, O Estado de S.Paulo)

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, não registrou nenhum óbito pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A marca é expressiva por ocorrer justamente no dia que o Estado teve recorde de óbitos por covid-19. O município está em “lockdown total”, com forte restrição de circulação e funcionamento do comércio, desde 21 de fevereiro, quando identificou a transmissão local da variante P.1, descoberta inicialmente em Manaus. O prefeito Edinho Silva (PT) comentou nesta sexta-feira, 26, a situação do município, ao ser convidado para a coletiva de imprensa do Governo do Estado.

“Depois de ter um índice de contaminação de 53% das amostras remetidas aos laboratórios, ontem nós tivemos 7% de positivação”, afirmou Silva, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. À época em que foi decretado o “lockdown total”, o município se encontrava com todos os leitos de UTI ocupados e chegou a registrar 253 casos em um só dia, em 25 de fevereiro.

O movimento de “lockdown total” no município foi seguido pelas cidades da região. “Nós tomamos todas as medidas que devíamos tomar. O isolamento social é uma medida dura e só é tomada quando não há outro instrumento. Araraquara fez aquilo que a ciência diz que se deve fazer”, defendeu Silva. Ainda de acordo com ele, 50% dos pacientes internados hoje em Araraquara são de outros municípios. “Nós, graças à ampliação de leitos, com apoio do governo de São Paulo, já estamos ajudando as cidades da região.”

Os dados de Araraquara destoam do restante do Estado, que nesta sexta voltou a bater seu próprio recorde de mortes pela covid, com 1.193 vítimas fatais da doença. Ao todo, já foram registrados 70.696 óbitos pelo coronavírus em São Paulo.

 

Nossa opinião – A população de Araraquara atualmente fica em torno dos 240.000 habitantes e por ironia do destino a cidade é administrada pelo PT.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *