(Coluna do Estadão)
No dia em que o Brasil registrou lamentáveis 3.668 mortes por covid-19, Jair Bolsonaro e seus apoiadores, inclusive no Legislativo, se dedicaram a acossar militares compromissados com a Constituição, a estimular as comemorações do golpe de 1964 e a tentar fazer avançar na Câmara projeto de cunho notadamente autoritário, apresentado pelo ex-líder do governo na Casa Major Vitor Hugo (PSL). Enquanto isso, governadores e prefeitos, alvos constantes de ataques bolsonaristas, seguem desesperados na busca de vacinas e estrutura de UTI.
Isso… “O projeto é absurdo, absolutamente inconstitucional. É tentativa de dar roupagem legal a um intuito ilegal: intervir em competências estaduais”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
…não. “É muito mais do que tirar poder (dos governadores). O texto acaba com a federação. É bom lembrar, quando a gente fala do AI-5, teve AI-1, AI-2, AI-3, AI-4… O retrocesso acontece exatamente no passo a passo. Temos que estar atentos a cada passo”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
Missão dada? O projeto permite que o presidente decrete mobilização nacional em casos de grave problema de saúde pública, como a pandemia da covid-19. Atualmente, o dispositivo pode ser usado em casos de agressão estrangeira.
Opa. Para integrantes do Centrão, o governo cometeu uma “barbeiragem” ao apresentar o projeto sem articulação prévia. Ainda assim, partidos do grupo sinalizaram que poderiam apoiar a medida.
Com a palavra. Em nota, Vitor Hugo afirmou que seu projeto não prejudica garantias individuais.
Vamos… Em reunião com a Agricultura e com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a Anvisa destacou que ainda é preciso avaliar quais são os cuidados necessários para evitar a contaminação cruzada na adaptação de estruturas fabris de uso veterinário para a produção de vacinas contra a covid-19 para humanos.
…aguardar. Para a Anvisa, é preciso ainda verificar como serão as adaptações de estruturas que não foram originalmente destinadas à produção de insumos para a saúde humana.
nas redes sociais com o título “Falsonaro” reúne falas desastrosas e falsas de Bolsonaro sobre a pandemia e as contrapõe com a realidade.