(Patos Online, com assessoria)
Na sessão da Câmara Municipal de Patos, da última terça-feira (06), o vereador Marco César (PSC) solicitou por meio de requerimento, que sejam incluídas entre os grupos prioritários para tomar as vacinas contra a Covid 19, todas as pessoas que apresentem algum tipo de deficiência. Como única medida comprovadamente eficaz para a cura do Coronavírus, a vacina deverá chegar para todos, paulatinamente, uma vez que sua produção em larga escala é algo ainda bastante complexo.
Profissionais de saúde e idosos foram inseridos entre os grupos sociais que por justiça e necessidade priorizaram a vacinação até agora, e outros grupos de pessoas também esperam por serem beneficiados. Foi pensando em fazer justiça com pessoas que possuem menos capacidades de se defenderem dessa doença que o parlamentar patoense reivindicou na Casa de Juvenal Lúcio de Sousa, que essa população de pessoas com deficiências se tornem, também, um grupo prioritário que tenha direito a vacina em qualquer faixa etária que esteja sendo aplicada.
“É preciso ter muita sensibilidade nesse momento tão difícil e pensar naqueles mais indefesos, como são essas pessoas que, muitas das vezes, tornam-se mais vulneráveis ao contágio do Coronavírus”, comentou o vereador. O requerimento foi aprovado por unanimidade e aguardará a execução de tal reivindicação por parte da Secretaria de saúde do município de Patos-PB.
Nossa opinião – Reivindicação justa. E no caso de autistas há mais um motivo que os põem em risco diante da COVID, a maioria deles rejeita usar a máscara. Por isso oportuna a sua vacinação. Em João Pessoa, os portadores do Transtorno do Espectro Autista, e da Sindrome de Down, maiores de 18 anos, tiveram acesso à vacinação contra a COVID, alguns dias atrás. Minha filha Luma, de 25 anos, autista, recebeu a primeira dose da vacina. (LGLM)