Prefeitura de Patos inicia campanha de vacinação contra a influenza nesta terça

By | 13/04/2021 8:18 am

(Com informações da Coordecom)

Os grupos prioritários desta primeira fase da campanha são crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, frisou que o calendário da vacina contra a influenza seguirá o mesmo modelo de atender separadamente cada DGA, tendo em vista que essa metodologia vem dando certo com a imunização contra a Covid-19.

A elaboração deste calendário visa, principalmente, organizar para que as duas vacinas não ocorram de uma só vez nas mesmas unidades de saúde.

Segundo ainda explicou que, é importante priorizar a administração da vacina contra o novo coronavírus para pessoas inseridas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid. Neste caso, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.

A SEGUNDA FASE da vacinação contra influenza será voltada para outros dois públicos: os idosos a partir dos 60 anos e os professores, sendo a data da vacinação no período de 11 de maio a 8 de junho.

Já a TERCEIRA e última fase da campanha de vacinação compreende o maior público e vai de 9 de junho a 9 de julho. Dentro deste período estão contemplados: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medida socioeducativa.

Em Patos, a segunda e terceira etapas também serão administradas gradativamente por cada DGA. A zona rural será imunizada juntamente com o DGA 2.

Confira o calendário completo da primeira dose:

As crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde serão vacinados de acordo com a seguinte programação, de acordo com a DGA em que more a pessoa e o PSF em que seria atendida normalmente:

Na DGA 3, que compreende os bairros de Brasília, Salgadinho, São Sebastião, Vitória e adjacências, a vacina será aplicada em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 13 a 16 de abril;

na DGA 4, que compreende o Santo Antônio, Jatobá, Monte Castelo e adjacências, a vacinação ocorrerá, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 19 a 23 de abril;

na DGA 1, que compreende os bairros de Belo Horizonte, Queiroz e adjacências, a vacina será aplicada, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 26 a 30 de abril;

Na DGA 2, compreendendo Centro, Morro, Liberdade, Bivar Olinto e adjacências, a vacinação será feita, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 03 a 07 de maio.  Neste período também será feita a vacinação do mesmo público na zona rural.

Uma observação. Todo o noticiário fala em vacina contra a influenza. A influenza não é uma doença nova, é a nossa velha conhecida a gripe. Que no resto de mundo é chamada pelo nome espanhol influenza. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *