(Com informações da Coordecom)
Os grupos prioritários desta primeira fase da campanha são crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.
O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, frisou que o calendário da vacina contra a influenza seguirá o mesmo modelo de atender separadamente cada DGA, tendo em vista que essa metodologia vem dando certo com a imunização contra a Covid-19.
A elaboração deste calendário visa, principalmente, organizar para que as duas vacinas não ocorram de uma só vez nas mesmas unidades de saúde.
Segundo ainda explicou que, é importante priorizar a administração da vacina contra o novo coronavírus para pessoas inseridas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid. Neste caso, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.
A SEGUNDA FASE da vacinação contra influenza será voltada para outros dois públicos: os idosos a partir dos 60 anos e os professores, sendo a data da vacinação no período de 11 de maio a 8 de junho.
Já a TERCEIRA e última fase da campanha de vacinação compreende o maior público e vai de 9 de junho a 9 de julho. Dentro deste período estão contemplados: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medida socioeducativa.
Em Patos, a segunda e terceira etapas também serão administradas gradativamente por cada DGA. A zona rural será imunizada juntamente com o DGA 2.
Confira o calendário completo da primeira dose:
As crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde serão vacinados de acordo com a seguinte programação, de acordo com a DGA em que more a pessoa e o PSF em que seria atendida normalmente:
Na DGA 3, que compreende os bairros de Brasília, Salgadinho, São Sebastião, Vitória e adjacências, a vacina será aplicada em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 13 a 16 de abril;
na DGA 4, que compreende o Santo Antônio, Jatobá, Monte Castelo e adjacências, a vacinação ocorrerá, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 19 a 23 de abril;
na DGA 1, que compreende os bairros de Belo Horizonte, Queiroz e adjacências, a vacina será aplicada, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 26 a 30 de abril;
Na DGA 2, compreendendo Centro, Morro, Liberdade, Bivar Olinto e adjacências, a vacinação será feita, em todos os PSFs, em dois expedientes de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, nos dias 03 a 07 de maio. Neste período também será feita a vacinação do mesmo público na zona rural.
Uma observação. Todo o noticiário fala em vacina contra a influenza. A influenza não é uma doença nova, é a nossa velha conhecida a gripe. Que no resto de mundo é chamada pelo nome espanhol influenza. (LGLM)