(Genival Junior, no Patos Online)
O vereador Nandinho (Avante), reclamou na sessão ordinária desta terça-feira, (13), na Câmara Municipal de Patos, da aplicação de multas por parte da STTRANS, a diversos condutores da cidade.
Nandinho cobrou explicação do superintendente da autarquia, Elucinaldo Laurindo, afirmando que motoristas e motociclistas da cidade estão sendo multados sem conhecimento de qual ato infracionário tenham cometido.
“Eu recebi essa semana muitas ligações de condutores de carros e motos que estão sendo multados e não sabem por que aquelas multas estão sendo aplicadas. O cidadão se ele tá com seu veículo alí ele tem que saber qual foi o erro dele”, argumentou o parlamentar.
Por outro lado, o superintendente da STtrans, Elucinaldo Laurindo, explicou que o órgão vem realizando um trabalho educativo no núcleo de educação para o trânsito e acrescentou que a multa só é efetuada quando não for possível fazer uma abordagem ao condutor por parte do agente de trânsito.
“O papel dos agentes é a fiscalização. Algumas infrações de trânsito não são possíveis fazer a abordagem, mas sempre que feita a abordagem agente orienta o condutor e o orienta a seguir a legislação de trânsito”, disse o superintendente.
Elucinaldo orientou os condutores a comparecerem a Sttrans, localizada no Belo Horizonte, e proceder com a defesa para justificar as infrações eventualmente não cometidas.
Nossa opinião – A função dos órgãos de trânsito é exigir o cumprimento da legislação de trânsito e advertir e autuar quem não a estiver cumprimento. O único problema que pode ser levantado é se houver autuação sem que o motorista tenha cometido alguma infração e para isso o caminho é recorrer para os órgãos competentes. Não adianta vereador estrilar só porque os motoristas estão incomodados. Com relação a saber o motivo da autuação, no auto tem que obrigatoriamente constar qual foi a infração. A falta disso é motivo de anulação da multa. Para isso, o proprietário do veiculo tem que manter atualizado o seu endereço, pois a comunicação da multa vai para o endereço constante no emplacamento do veículo. (LGLM)