MDB e Cidadania se unem na Câmara e sinalizam aliança em 2022

By | 15/04/2021 8:16 pm

Intenção das siglas é atuar de forma independente nas votações da Casa e mirar próximas eleições

(Camila Turtelli e Anne Warth, O Estado de S. Paulo)

Quinta maior bancada da Câmara, com 34 deputados, o MDB vai deixar o grupo formado por partidos do Centrão e se unir em um bloco com o Cidadania, que tem seis deputados. A intenção dos líderes das duas siglas é poder atuar de forma independente nas votações da Casa e já sinalizar uma possível aliança nas eleições de 2022.

“O @23cidadania e o @MDB_Nacional decidiram formar um bloco na Câmara, numa articulação para além do Congresso, que vai ajudar a construir uma alternativa em 2022 para o Brasil do Polo Democrático. Para mim, é uma alegria pessoal. Em 1965, já no PCB, participei da fundação do MDB em PE”, escreveu o presidente do Cidadania Roberto Freire, no Twitter.

Também pela rede social, o presidente do MDB, Baleia Rossi, respondeu ao novo colega de bloco em agradecimento. “É muito bom estarmos juntos de novo na estrada da democracia e na defesa das pautas de interesse do povo brasileiro neste momento tão difícil para o País”.

Com a formalização da união com o Cidadania, o MDB deverá desembarcar do “blocão”, uma formação do início da legislatura que reúne 11 partidos de centro e toda a base do governo de Jair Bolsonaro, sob a liderança de Hugo Motta (Republicanos-PB). Hoje, esse grupo conta com 324 deputados e é fundamental para aprovar os projetos de interesse do governo.

Recentemente, Motta apoiou, em nome do bloco, o pedido de urgência ao projeto do líder do PSL, Major Vitor Hugo (GO), para dar a Bolsonaro o poder de instaurar uma condução típica de situações de guerra, tendo a pandemia como justificativa. A medida foi alvo de críticas e acabou naufragando antes mesmo de chegar ao plenário.

A nova aliança torna oficial o afastamento do MDB em relação ao Palácio do Planalto – o que já acontece com uma ala do partido liderada por Renan Calheiros (AL) no Senado – e sinaliza caminhos para uma aliança em torno de uma candidatura que dispute a Presidência contra Bolsonaro em 2022.

A ideia do MDB e do Cidadania é de agregar ainda ao menos mais um partido de centro e reunir até 60 deputados. O Solidariedade – com 14 e hoje fora de qualquer bloco na Câmara – pode ser esta terceira sigla.

Na prática, como um bloco separado, os partidos poderão apresentar em conjunto requerimentos e emendas, além de terem tempo de debate e orientação de voto no plenário – o que aumenta a exposição dos parlamentares e seus posicionamentos. “Estamos discutindo uma atuação em conjunto e já de olho no futuro”, disse ao Estadão/Broadcast o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).

“Será uma união de partidos de centro para trabalhar pautas importantes na Câmara, especialmente as reformas, e que pode resultar numa organização de um polo democrático pro ano que vem”, disse o líder do Cidadania, Alex Manente (SP).

Na eleição para a Mesa Diretora da Câmara, realizada no início de fevereiro, o Cidadania fez parte do bloco de apoio a Baleia Rossi, que contou também com a participação dos partidos de oposição.

Em julho do ano passado, na prévia da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara, MDB e DEM desembarcaram em conjunto do blocão, revelando um racha no Centrão que desenhou o cenário da disputa que elegeu Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. Esse bloco, no entanto, voltou a sua formação original após as eleições. Pouco mais de dois meses depois da posse de Lira, o grupo deve se separar novamente.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *