(Patos Online, com comentário nosso)
Audiência Pública para discutir implantação do Aterro Sanitário em São José do Bonfim é realizada na manhã desta quinta-feira (22)
Foi realizada na manhã dessa quinta feira dia 22 uma Audiência Pública no Auditório do Guedes Shopping em Patos para discutir a instalação do Aterro Sanitário no município de São José do Bonfim.
A iniciativa é uma PPP ( Parceria Público Privada), e na audiência contou com representantes da empresa que irá fazer o investimento, da SUDEMA como representante do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de São José do Bonfim, através do Prefeito Esaú Nóbrega, A presença da secretária de Administração Rosalba Mota e do secretário de Agricultura e do Meio Ambiente Naldinho Guedes, além de moradores da Comunidade Rural do Assentamento Tubarão onde o Aterro Sanitário será implementado no município.
Na oportunidade foi exposto pela SUDEMA um EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e um RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) sobre a instalação do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos), a ser implantado na Zona Rural de São José do Bonfim na Comunidade Assentamento Tubarão em uma área útil de 17,30 hectares com área total de 26,70 hectares.
Nos estudos e no relatório foi exposto aos presentes e aos que também participaram da audiência pública de forma online, que os impactos ambientais não prejudicam em nada ao meio ambiente em seu bioma local e nem afeta a vida dos moradores da Comunidade, tornando assim totalmente viável a instalação do CTR na localidade estudada pela SUDEMA pois atende a todos critérios de licenciamento ambiental nas leis vigentes do país.
A previsão de início de instalação será assim que as Licenças de Instalação e Operação forem liberadas.
Para o Prefeito de São José do Bonfim a instalação do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) no município é um marco histórico para o município, já que a problemática do lixo vem sendo uma preocupação por parte de todos os municípios e também motivos de cobranças de resolução através de leis e de órgãos fiscalizadores como o Ministério Público, o Prefeito também enalteceu a importância da Parceria Público Privada para execução de projetos dessa magnitude no município.
Nossa opinião
- A matéria não deixou claro, mas acreditamos que isso vai acontecer pela extensão da área, que o Centro de Tratamento de Resíduos vai atender, não só o Bonfim, como todos os municípios da região, principalmente Patos, que queiram utilizá-lo, já que no entorno de Patos e na Serra de Teixeira nenhum município dispõe de Aterro Sanitário, embora todos eles tenham assinado um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público Estadual, que estabeleceu um prazo para a extinção de todos os lixões. O único lixão existente na região é o de Piancó que atende a vários municípios do Vale do Piancó, mas cuja utilização ficaria cara para os municípios da nossa região pelo custo do transporte para levar para Piancó, que fica a 80km de Patos, distância a que se somaria o trajeto de Patos ao Vale do Sabugi e a várias cidades da Serra de Teixeira. Os CTRs do Bonfim e de Piancó terão condições de atender a toda a região metropolitana de Patos. O CTR vai representar uma renda adicional para o município do Bonfim, já que se trata de uma PPA, além de ter condições de absorver mão de obra de Patos e do Bonfim, numa cooperativa de catadores, selecionadores e recicladores de resíduos sólidos. (LGLM)