A Grande Patos vai ganhar afinal o seu aterro sanitário!

By | 22/04/2021 1:32 pm

(Patos Online, com comentário nosso)

Audiência Pública para discutir implantação do Aterro Sanitário em São José do Bonfim é realizada na manhã desta quinta-feira (22)

Foi realizada na manhã dessa quinta feira dia 22 uma Audiência Pública no Auditório do Guedes Shopping em Patos para discutir a instalação do Aterro Sanitário no município de São José do Bonfim.

A iniciativa é uma PPP ( Parceria Público Privada), e na audiência contou com representantes da empresa que irá fazer o investimento, da SUDEMA como representante do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de São José do Bonfim, através do Prefeito Esaú Nóbrega, A presença da secretária de Administração Rosalba Mota e do secretário de Agricultura e do Meio Ambiente Naldinho Guedes, além de moradores da Comunidade Rural do Assentamento Tubarão onde o Aterro Sanitário será implementado no município.

Na oportunidade foi exposto pela SUDEMA um EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e um RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) sobre a instalação do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos), a ser implantado na Zona Rural de São José do Bonfim na Comunidade Assentamento Tubarão em uma área útil de 17,30 hectares com área total de 26,70 hectares.

Nos estudos e no relatório foi exposto aos presentes e aos que também participaram da audiência pública de forma online, que os impactos ambientais não prejudicam em nada ao meio ambiente em seu bioma local e nem afeta a vida dos moradores da Comunidade, tornando assim totalmente viável a instalação do CTR na localidade estudada pela SUDEMA pois atende a todos critérios de licenciamento ambiental nas leis vigentes do país.

A previsão de início de instalação será assim que as Licenças de Instalação e Operação forem liberadas.
Para o Prefeito de São José do Bonfim a instalação do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) no município é um marco histórico para o município, já que a problemática do lixo vem sendo uma preocupação por parte de todos os municípios e também motivos de cobranças de resolução através de leis e de órgãos fiscalizadores como o Ministério Público, o Prefeito também enalteceu a importância da Parceria Público Privada para execução de projetos dessa magnitude no município.

Nossa opinião

  • A matéria não deixou claro, mas acreditamos que isso vai acontecer pela extensão da área, que o Centro de Tratamento de Resíduos vai atender, não só o Bonfim, como todos os municípios da região, principalmente Patos, que queiram utilizá-lo, já que no entorno de Patos e na Serra de Teixeira nenhum município dispõe de Aterro Sanitário, embora todos eles tenham assinado um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público Estadual, que estabeleceu um prazo para a extinção de todos os lixões. O único lixão existente na região é o de Piancó que atende a vários municípios do Vale do Piancó, mas cuja utilização ficaria cara para os municípios da nossa região pelo custo do transporte para levar para Piancó, que fica a 80km de Patos, distância a que se somaria o trajeto de Patos ao Vale do Sabugi e a várias cidades da Serra de Teixeira. Os CTRs do Bonfim e de Piancó terão condições de atender a toda a região metropolitana de Patos. O CTR vai representar uma renda adicional para o município do Bonfim, já que se trata de uma PPA, além de ter condições de absorver mão de obra de Patos e do Bonfim, numa cooperativa de catadores, selecionadores e recicladores de resíduos sólidos. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *