Dia Nacional do Sanfoneiro será celebrado em 26 de maio, em homenagem a Sivuca

By | 22/04/2021 12:34 pm

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado, com comentário nosso)

Sivuca foi responsável por divulgar a sanfona e os ritmos regionais do Nordeste

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser celebrado anualmente em 26 de maio. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20).

A data homenageia o nascimento de um dos maiores astros da sanfona no Brasil, o paraibano Severino Dias de Oliveira — conhecido como Sivuca —, que colaborou de maneira decisiva para o enriquecimento da música regional e popular e para a divulgação da sanfona mundo afora. Maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, Sivuca tocava vários instrumentos, além da sanfona. O músico morreu em 2006.

A Lei 14.140, de 2021, é oriunda do PLS 207/2008, de autoria do então senador Efraim Morais e aprovada no Senado em 2009. Na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado em 29 de março deste ano e enviado à sanção presidencial.

Nossa opinião

  • Homenagem das mais merecidas. Sivuca foi sem sombra de dúvida o maior sanfoneiro do Brasil, inclusive com fama internacional. Mas apesar da fama, continuou a ser a pessoa simples que nasceu em Itabaiana e cresceu para o mundo, levando o Nordeste por onde quer que passasse. A Dra. Fátima Lima, minha irmã caçula, começou o curso de Medicina, na UFPB, onde foi colega de turma de Glorinha Gadelha, futura mulher de Sivuca. Em 1973, morando no Rio de Janeiro para onde se transferira para terminar o curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ia passar o seu aniversário em 07 de setembro daquele ano, na maior fossa, já que era o primeiro aniversário que passaria longe de casa. Estava se preparando para tomar umas biritas, ouvindo forrós de Luiz Gonzaga, comemorando sozinha o aniversário, quando tocaram na cigarra. Ao abrir a porta foi surpreendida pelo mestre Sivuca que atacou na sanfona o clássico de Luiz Gonzaga, “Paraíba masculina, mulher macho sim senhor”. Claro que Fátima “caiu no choro”. Glorinha trouxera Sivuca para homenagear a amiga no dia do seu aniversário. Sivuca morreu, mas até hoje as duas continuam amigas, apesar das divergências políticas. Fátima é petista, Glorinha, bolsonarista. (LGLM)

 

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *