(Jozivan Antero, no Patos Online, como comentário nosso)
A cozinheira Dona Socorro, de 62 anos, é bastante conhecida pela sua comida saborosa. Ela trabalhou durante muitos anos em renomados restaurantes da cidade de Patos, entre estes a Churrascaria O Rancho, Restaurante Alguidar e na saudosa Lanchonete Chiquitita.
A pandemia do novo coronavírus, COVID 19, trouxe dificuldades para a família de Dona Socorro que decidiu colocar em prática a ideia de voltar a cozinhar para complementar a renda de casa. Há um ano mãe e filha decidiram comercializar comida caseira em frente da residência localizada na Rua Horácio Nóbrega, nas proximidades da Panificadora Vitória, no Bairro Belo Horizonte, em Patos.
Enquanto Dona Socorro prepara a comida, a sua filha Joana Paula Silva Henrique fica em trecho do canteiro central da Rua Horácio Nóbrega oferecendo os pratos do dia. Tem sempre comida fresca, saudável e regional nas panelas. Arroz de graxa, galinha de capoeira, fava, picado de bode, buchada, panelada, feijoada, rubacão, mugunzá é servido dependendo do dia da semana.
Dona Socorro disse que a ideia foi colocada em prática há cerca de um ano. Para acompanhar a modernidade, a comida também é entregue em sistema de delivery, mas também é servida para aqueles que desejam levar para casa ao passar no local.
A grave crise econômica, agravada pela pandemia da COVID 19, proporcionou um crescimento vertiginoso do trabalho informal. Dados oficiais apontam que mais de 15 milhões de brasileiros estão desempregados e outros milhões que já desistiram de procurar e buscam sobreviver de inúmeras formas. Dona Socorro e sua filha Joana Paula são exemplos de lutadoras que buscam complementar a renda usando a criatividade.
Nossa opinião
- Antes da pandemia, os restaurantes e lanchonetes já tinham começado a oferecer comida por entrega a domicílio (delivery) o que foi intensificado depois da pandemia. E as tradicionais quentinhas depois da pandemia vieram para as ruas e recorreram também ao delivery. Outro setor que está absorvendo grande número de trabaladores é o setor de entregas a domicílios. Aqui em Joao Pessoa já há muitas centenas de entregadores e entregadoras, principalmente de comidas./Em Patos, restaurantes, lanchonetes e até padarias estão fazendo entregas a domicílio, dando trabalho a dezenas de entregadores. (LGLM)