CONJUNTO OS JOVENS

By | 02/05/2021 7:34 am

(José Romildo de Sousa)

No final da década de 50, dois motivos contribuíram para a mudança no “gosto” musical da juventude patoense: a explosão da banda de rock dos The Beatles e a criação das Festas Universitárias, que trouxe grandes orquestras para se apresentarem em Patos.

Sobre a modificação destes costumes, Dr. Romero Nóbrega chegou a afirmar: “Era o violão um instrumento relegado a ruas sombrias e boêmios notívagos. O universitário copiando em Patos, o que vira em Recife, fez a ascensão do vil violão para as classes mais abastadas Passou a ser snob dedilhar o violão”. Do violão para guitarra elétrica foi um pulo. E ai começaram a surgir os conjuntos em Patos: Z7, Vavá e seu Conjunto, mudado depois para Os Fabulosos; Os Selvagens, The Six Boys e Os Jovens, a quem desejamos nesta resenha registrar a sua trajetória.

Os fundadores do conjunto “Os Jovens”, residiam na casa do seu genitor, Seu Silvino Xavier, no local onde hoje se encontra instalada o Cartório de Fernando Trigueiro. E foi ai que Antônio de Pádua e Agnaldo Sátyro receberem os primeiros instrumentos do conjunto, onde um aglomerado de pessoas queriam ver de perto a guitarra, o baixo e a bateria. Este espaço serviu de ensaio.

Fundado em 03 de julho de 1967, Os Jovens fez, poucos dias depois, a sua primeira apresentação no Colégio Cristo Rei, formado por Antônio de Pádua (cantor), Agnaldo (contra-baxo), Antônio Vieira (bateria), Salvan Wanderley (base), e Rodrigo (solo).

A banda fazia sempre muito sucesso em suas apresentações e além de tocar semanalmente no Estado da Paraíba, ainda era muito convidada para tocar bailes e outros eventos em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Quando a gente se encontrava com Agnaldo e começava a relembrar a substanciosa trajetória do conjunto e os momentos inesquecíveis vividos pelos seus componentes, ele fazia questão de registrar a abertura feita pelo conjunto na Festa Universitária de Patos, realizada em 1969, no Esporte Cabo Branco, em João Pessoa e o Concurso de Melhor Banda do Nordeste, na TV Tupi, em 1973, no programa “Por que hoje é sábado”, comandado por Fernando Castelão, que o conjunto ficou em 2º lugar e só não saiu campeão por que um dos membros do conjunto tava com uma calça da cor diferente dos demais. E assim, o jurado João Azevedo deu uma nota menor, permitindo que a banda que era do Recife fosse a campeão do concurso.

Depois de 18 anos proporcionando muita alegria aos participantes dos seus shows, o conjunto Os Jovens encerrou suas atividades por que os seus componentes tiveram que se ausentar de Patos para irem estudar em outros centros universitários.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *