Dias melhores no Rio?
Wilson Witzel é o primeiro governador brasileiro derrubado por um impeachment desde a redemocratização. Por unanimidade, o tribunal misto que analisou o caso votou para condená-lo por desvios de recursos da Saúde do Rio na pandemia. No Twitter, o ex-juiz chamou a decisão de ‘golpe’.
E o agora governador oficial Cláudio Castro disse que vê ‘dias melhores no Rio’ após o megaleilão da Cedae, a Companhia Estadual de Água e Esgotos. Empresas privadas que vão assumir o órgão serão obrigadas a investir para que 11 milhões de pessoas passem a ter saneamento básico. Na reportagem, explicamos as regras do negócio, quem são as empresas e os valores envolvidos. O leilão, que aconteceu na Bolsa de Valores de SP, teve também protesto contra uma comitiva de Bolsonaro
A CPI e o ‘kit’
No encerramento do mês mais letal da pandemia no Brasil, uma decisão da Justiça Federal de SP proibiu o governo Bolsonaro de divulgar os medicamentos do ‘kit covid’ ou ‘tratamento precoce’, aqueles que NÃO TÊM eficácia para tratar ou prevenir a doença. A colunista Eliane Cantanhêde, que hoje estreia comentários em vídeo no portal do Estadão, lembra que a insistência do presidente na cloroquina provocou a saída de ao menos um dos ministros da Saúde na pandemia.