Ex-ministro Pazuello culpa secretaria de saúde do Amazonas por falta de oxigênio em Manaus e diz que Bolsonaro é que decidiu pela não interferência no Estado

By | 20/05/2021 11:20 am

(Adriana Ferraz, no Estadão)

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) iniciou o questionamento desta quinta querendo saber quais ações o ex-ministro tomou em relação à crise do oxigênio em Manaus, cidade do parlamentar. Perguntou ao general de quem foi a responsabilidade pela morte dos moradores da capital do Amazonas. “Alguém tem que se responsabilizar por isso. Pessoas morreram e essa situação (falta de oxigênio) ainda é vista em várias cidades brasileiras”, disse.

“A preocupação da secretaria estadual (do Amazonas) não era essa em dezembro, não era esse o foco. A empresa (fornecedora de oxigênio) não acompanhou o consumo. O contraponto disso é o acompanhamento da secretaria, que não o fez. Se tivesse feito isso, teria percebido que o consumo estava alto.”

Braga insistiu que ele apontasse os responsáveis e deixasse claro que a empresa tem um contrato para atender determinado volume, não quatro vezes mais. Pazuello então foi mais claro: “No momento em que a secretaria deixa de acompanhar o processo, a responsabilidade é dela. Essa é a resposta. Quando o Ministério da Saúde chegou a Manaus, fomos muito proativos.”

O senador voltou a discordar. “Vocês chegaram a Manaus e não providenciaram avião para buscar oxigênio na Venezuela. Se a culpa era do governo, por que o presidente não fez uma intervenção na saúde pública de Manaus? Eu fiz esse pedido, encaminhei”, contou Braga. Em seguida, Pazuello afirmou que Bolsonaro é quem decidiu pela não intervenção, apontando pela primeira vez a uma responsabilidade do presidente.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *