DEM critica Marcos Rogério (DEM-RO) por atuação na CPI da Covid

By | 22/05/2021 7:07 am
20.mai.2021 (quinta-feira) )
O senador Marcos Rogério (DEM-RO) é do grupo de apoio do governo na CPIJane de Araújo/Agência Senado

O perfil oficial do DEM no Twitter declarou que as posições do senador Marcos Rogério (DEM-RO) na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senador não correspondem com as do partido. A afirmação foi feita em resposta à jornalista Daniela Lima, da CNN, nesta 5ª feira (20.mai.2021).

Daniela Lima relatava o momento em que Marcos Rogério mostrou falas de governadores sobre a cloroquina. “Os vídeos são de abril de 2020, quando o medicamento estava em debate inclusive na OMS [Organização Mundial da Saúde], que depois, cravou a ineficácia da medicação“, escreveu ela.

O DEM respondeu: “As posições do senador Marcos Rogério na CPI refletem seu pensamento como parlamentar, e não como Partido”. E completou: “Desde o início da pandemia, o compromisso do Democratas com a ciência e a preservação da vida se faz evidente em nossas gestões pelo Brasil.

Marcos Rogério afirmou que o presidente Jair Bolsonaro é criticado por defender o uso do remédio, mas os governadores também tinham apoiado a cloroquina. Como escreveu a jornalista da CNN, as falas dos governadores sobre a cloroquina foram realizadas na época em que testes estavam sendo realizados para verificar se o medicamento tinha eficácia.

Em 25 de maio de 2020, a OMS suspendeu todos os testes com a cloroquina. Estudo técnico indicou riscos do uso da medicação em pacientes com covid-19. Apesar disso, Bolsonaro continua a defender o uso da droga.

Durante a CPI da Covid, o senador do DEM, que é vice-líder do Governo no Congresso, tem defendido a atuação federal durante a pandemia do coronavírus. Próximo do presidente, Marcos Rogério tentou fazer com que as sessões do colegiado fossem 100% presenciais. Mas o pedido foi negado.

Ele também tem sido oposição ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI. Em 12 de maio, Marcos Rogério acusou o colega de abuso de autoridade durante o depoimento de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *