(assessoria do vereador, seguido de comentário nosso)
Buscando facilitar a comunicação entre a população da cidade de Patos e a gestão municipal, o vereador Jamerson Ferreira protocolou requerimento na Câmara Municipal de Patos, solicitando a reativação do serviço de atendimento ao público por meio de um número de telefone fixo e a reativação da central telefônica da prefeitura pelo número 3421 2108.
Segundo o parlamentar, mesmo com a facilidade das mídias digitais, é necessário um meio que seja acessível a pessoas que não fazem uso das redes sociais.
“O patoense liga para as rádios para reclamar de problemas e pedir contatos telefônicos de setores da prefeitura. Alguns desses setores dispõe de WhatsApp, porém, segundo dados estatísticos, o WhatsApp não chegou a todo o público”, lembrou o parlamentar.
A prefeitura de Patos tinha serviço de central de atendimento ao público há décadas. Em 30 de junho de 1958, segundo dados do livro Patos de todos os tempos, foi criado em Patos o serviço telefônico municipal, sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley, pai do atual prefeito.
Nossa opinião
- Oportuna a reclamação de Jamerson Ferreira. A prefeitura tem que ter um serviço de comunicação para atender as reclamações da população. Um telefone fixo ou até um 0800 para facilitar o acesso da população. Nem todo mundo, lembra Jamerson tem celular ou computador para acessar as redes sociais. A prefeitura tem que ter uma ouvidoria que OUÇA e encaminhe para os setores competentes os problemas da população, já que nem todo mundo sabe que secretaria ou que setor da prefeitura é o encarregado de determinado serviço.
- Com relação a alusão ao serviço municipal telefônico, não tem nada a ver com o assunto de que estamos falando. Naquele tempo reclamação era feita mesmo na prefeitura, pessoalmente ao prefeito ou ao secretário geral pois só tinha um secretário. O que o Dr. Nabor implantou em Patos foi nossa primeira rede telefônica, cuja central funcionava no prédio antigo da Câmara de Vereadores. Essa foi uma das grandes realizações do Dr. Nabor Wanderley, junto com o abastecimento dágua e a energia elétrica vinda de Coremas que fazem dele um dos mais administradores da nossa cidade. Entre os primeiros funcionários da central telefônica, meu saudoso tio João Torres de Morais e Zeno Araújo que começou ainda adolescente como auxiliar de serviço e se transformou no maior técnico em telefonia da região. (LGLM)