Tudo indica que a terceira onda da pandemia já chegou a Patos!

By | 23/05/2021 7:21 pm

Como já era esperado, estamos diante de uma terceira onda da pandemia do coronavírus . E, infelizmente, com o risco de que seja mais destrutiva do que as anteriores. A cada dia que passa aparecem novas variantes do coronavírus e as novas cepas são de mais fácil contágio e de maior virulência.

Ninguém está garantido porque, mesmo quem já tomou a vacina não está garantido de todo, pois como ninguém obtém imunidade total, sempre se está sujeito a ser infectado uma segunda, uma terceira ou mais vezes.

A única esperança é quando alcançarmos a imunidade de mais de setenta por cento da população. Talvez nunca nos livremos totalmente do coronavirus, mas quanto menos infectados, menor o risco de novas infecções. Só a combinação de menos infectados com o máximo de imunizados pode nos dar algum alívio.

Para isso é necessário que evitemos as aglomerações, pratiquemos o isolamento social e o governo agilize a vacinação em massa de toda a população. Ou seja, precisamos de uma ação da população que se mostra cada vez mais descuidada e de uma mudança na ação mais efetiva do governo que tem sido até agora decepcionante.

Apareceu agora uma ideia que pode ajudar a amenizar a situação. Uma das maiores fontes de infestação, justamente por causa da aglomeração que provocam são os bares e casas de repasto. Se conseguíssemos fechar este tipo de estabelecimentos, atacaríamos um grande fator de contaminação. O prefeito de São José do Sabugi está implantando uma ideia muito inteligente. Fechando bares, restaurantes, lanchonetes e espetinhos de sua cidade, que só poderão atender por “delivery” e concedendo um auxílio emergencial para os seus proprietários. Até que enfim uma ideia que pode funcionar, se houver uma fiscalização bem feita.

O momento é crítico. A medida é antipática e de grande repercussão social, mas temos que agir com toda firmeza. Alguns têm que perder um pouco para que muitos mais de nós não percamos a vida. Vamos torcer para que dê certo mais esta tentativa de diminuir as contaminações. Mas todos nós temos que dar a nossa contribuição, evitando aglomerações, usando máscaras, fazendo a nossa descontaminação permanente e cumprindo todas as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias.

Os números de Patos são preocupantes. Em 11/05 foram infectadas apenas 9 pessoas, depois disso o dia com menor número de infectados teve 31 e na última sexta-feira foram infectados 67. Estes números vêm se acumulando na UPA, Infantil e Regional, que estão com a sua capacidade quase esgotada, fazendo com que os doentes vão se concentrando em casa. Em 11/05 havia 28 doentes de COVID em casa, na ultima sexta-feira eram 255. Se houver um agravamento no estado de saúde destes 255 doentes, teremos pouquíssimos leitos de UTII e enfermaria disponíveis em Patos. (LGLM)

Tudo indica que a terceira onda da pandemia já chegou!

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *