Vereador Josmá Oliveira questiona destinação de verbas do Governo Federal para combate à pandemia em Patos

By | 23/05/2021 6:04 am

(Matéria de Patos Online, seguida de comentário nosso)

Josmá questiona valor enviado pelo governo federal para Patos pra ser gasto na pandemia

O vereador patoense, Josmá Oliveira (Patriotas), falou para a imprensa local na noite da última quinta-feira (20), e na oportunidade disse que vem investigando os valores que o município de Patos tem recebido para gastar com a Covid-19, que segundo ele, este ano a verba recebida já chega a mais de 13 milhões.

Ele ainda citou que tem visitado as unidades de saúde do município para verificar as condições, e que neste trabalho vem se deparando com a falta de coisas básicas como EPIs, dentre outros materiais importantes para realizar consultas.

Segundo ele, sua preocupação é para onde está indo o dinheiro que o município tem recebido, uma vez que de acordo com seu entendimento, o dinheiro que vem pra Covid deveria ser empregado nessas melhorias.

Um ponto que também foi questionado pelo vereador é o décimo quarto salário dos agentes comunitários de saúde, pois segundo informou a verba já veio para o município e ainda não foi repassada para esses profissionais.

A gratificação da Covid, destinada para quem atua na linha de frente também foi questionada pelo vereador, que cobrou mais transparência da gestão municipal.

A nível de estado, ele criticou o governo estadual por não ter construído os hospitais de campanha, principalmente no sertão, e ainda pela distribuição das vacinas Covid, pela falta de transparência.

Nossa opinião

  • Por que, ao invés de requerimentos e pronunciamento que não provam nada, o ilustre vereador não requer a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar que destinação se deu a estas verbas? Só tem um risco. É que se não provarem nada contra os gestores, vão lhes dá um certificado de idoneidade e competência. E que não se perca de vista que uma Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores só poderá investigar a destinação dada às verbas recebidas pelo governo municipal, já que não cabe na competência da Câmara de Vereadores fiscalizar o governo estadual. A Comissão Especial de Inquérito tem a mesma autoridade das CPIs. A dificuldade talvez seja reunir as seis assinaturas necessárias para obrigar a Mesa a instalar a Comissão, já que a grande maioria segue “caninamente” o prefeito como medo de perder as “boquinhas” que tem. Mas como quem não deve não teme, acreditamos que Nabor liberaria alguns vereadores suficientes para a implantação da CEI para mostrar que de sua parte não houve nenhum desvio ou má aplicação dos recursos da pandemia. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *