(Coordecom, seguido de comentário nosso)
Diretor da UPA de Patos confirma ocupação dos leitos para Covid e diz que situação tende a piorar
Diante do momento crítico, ele pede total consciência das pessoas para manterem seus cuidados preventivos individuais
O coordenador geral da Unidade de Pronto Atendimento de Patos (UPA 24 horas), Anderson Sóstenes, informou que a ocupação dos leitos para Covid naquela unidade de saúde é preocupante, tendo em vista que os 11 espaços para isolamento, bem como os 3 da área vermelha já estão ocupados.
São pacientes que demandam um suporte respiratório, e portanto já preencheram as vagas destinadas para este tipo de suporte, disse o coordenador.
Anderson também demonstrou preocupação com a dificuldade de conseguir leitos hospitalares para transferência e internações no Complexo Hospitalar Regional.
Diante do momento crítico, ele pede total consciência das pessoas para manterem seus cuidados preventivos individuais.
E deixou claro que, sem a colaboração da população os momentos tendem a ser ainda mais difíceis para que os órgãos de saúde consigam preservar vidas, uma vez que já estão trabalhando com a capacidade máxima possível.
Nossa opinião
- Tem toda razão o Dr. Sóstenes em sua preocupação. A UPa é uma reserva para a população de Patos, já que não está preparada para o tratamento da COVID uma vez que não tem UTI e, em caso de agravamento os pacientes ai internados teriam que ser levados para a UTIs do Hospital Regional ou do Infantil, que a estas alturas estão praticamente lotados. E cada vez mais pessoas adoecem da COVID Patos, sem que haja leitos disponíveis para interná-las. São preocupantes portanto o número de pessoas que estão sendo tratadas em casa por falta de leitos na UPA e nos hospitais. /vejam abaixo como vem aumentando o número de pessoas atendidas em casa e que vem aumentando desde 17 de maio, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde:
-
17/mai 18/mai 19/mai 20/mai 21/mai 24/mai 25/mai 146 167 195 231 255 288 322 (LGLM)