Matéria atualizada hoje às 19:00hs
Hospital Regional de Patos serve mais à região do que a cidade de Patos?
Há vários dias vimos cobrando que, no boletim epidemiológico de Patos, se indicasse a origem dos pacientes do Hospital Regional e Infantil ali internados. Nosso interesse era observar de que municípios vinham os aumentos de demanda de internação.
O último boletim epidemiológico de Patos (24/05) atendeu em parte esta curiosidade, só que indicou apenas os internados oriundos da cidade de Patos. Mas chamou a atenção para um detalhe. O Hospital Regional está atendendo mais a outros municípios sertanejos do que a cidade de Patos, apesar de sermos o maior município de sertão e termos quase um terço da população regional.
Para os senhores terem uma ideia, de 85 internados na UPA, Hospital Regional e no Hospital Infantil, apenas 23 pacientes são da cidade de Patos. E deles apenas nove estão no Infantil e no Regional, já que na UPA só são admitidos pacientes de Patos.
Isto seria até razoável não fosse o grande número de pacientes de Patos que permanecem isolados em casa, uma parte deles justamente por falta de leitos naqueles três nosocômios. Na sexta-feira havia 255 isolados em casa, nesta segunda já eram 288. Ou seja, será que muitas destas 288 pessoas não estão em estado que exigisse a sua internação?
Claro que todos os pacientes têm direito à internação. Mas será que está havendo justiça e não estão dando prioridade aos pacientes vindos de fora em detrimento dos pacientes de Patos?
PS. Para atualizar os números de patoenses atendidos em casa, na terça-feira eram 322, e nesta quarta 342. Ontem, o boletim epidemiológico de Patos informava que havia apenas 01 patoense na UTI de CVID do Hospital Infantil e 3 na UTI COVID do Hospital Regional; 01 nos leitos de enfermaria COVID do Infantil e 03 leitos de enfermaria COVID no Regional. Ou seja, ontem tínhamos 322 doentes de COVID em Patos, sendo atendidos em casas e apenas 14 na UPA e oito no Hospital Infantil e no Hospital Regional.
Com um detalhe. Estes 342 doentes de COVID que estão sendo tratados em casa são potenciais transmissores do virus para os seus familiares.
E uma coincidência interessante. Divulgamos esta matéria pela manhã e agora a noite constatamos que o Boletim Epidemiológico de Patos nesta quarta-feira, 25/05, não informou mais quantos pacientes internados no Regional e Infantil eram de Patos. Parece que o nosso comentário incomodou a alguém por mostrar que Patos está sendo prejudicada no atendimento à sua população. (LGLM)