Por que boletim epidemiológico de Patos não informa mais o número de pacientes de Patos internados no Regional e no Infantil?

By | 26/05/2021 7:11 pm

Matéria atualizada hoje às 19:00hs

Hospital Regional de Patos serve mais à região do que a cidade de Patos?

Há vários dias vimos cobrando que, no boletim epidemiológico de Patos, se indicasse a origem dos pacientes do Hospital Regional e Infantil ali internados. Nosso interesse era observar de que municípios vinham os aumentos de demanda de internação.

O último boletim epidemiológico de Patos (24/05) atendeu em parte esta curiosidade, só que indicou apenas os internados oriundos da cidade de Patos. Mas chamou a atenção para um detalhe. O Hospital Regional está atendendo mais a outros municípios sertanejos do que a cidade de Patos, apesar de sermos o maior município de sertão e termos quase um terço da população regional.

Para os senhores terem uma ideia, de 85 internados na UPA, Hospital Regional e no Hospital Infantil, apenas 23 pacientes são da cidade de Patos. E deles apenas nove estão no Infantil e no Regional, já que na UPA só são admitidos pacientes de Patos.

Isto seria até razoável não fosse o grande número de pacientes de Patos que permanecem isolados em casa, uma parte deles justamente por falta de leitos naqueles três nosocômios. Na sexta-feira havia 255 isolados em casa, nesta segunda já eram 288. Ou seja, será que muitas destas 288 pessoas não estão em estado que exigisse a sua internação?

Claro que todos os pacientes têm direito à internação. Mas será que está havendo justiça e não estão dando prioridade aos pacientes vindos de fora em detrimento dos pacientes de Patos?

 

PS. Para atualizar os números de patoenses atendidos em casa, na terça-feira eram 322, e nesta quarta 342. Ontem, o boletim epidemiológico de Patos informava que havia apenas 01 patoense na UTI de CVID do Hospital Infantil e 3 na UTI COVID do Hospital Regional; 01 nos leitos de enfermaria COVID do Infantil e 03 leitos de enfermaria COVID no Regional. Ou seja, ontem tínhamos 322 doentes de COVID em Patos, sendo atendidos em casas e apenas 14 na UPA e oito no Hospital Infantil e no Hospital Regional.

Com um detalhe. Estes 342 doentes de COVID que estão sendo tratados em casa são potenciais transmissores do virus para os seus familiares.

E uma coincidência interessante. Divulgamos esta matéria pela manhã e agora a noite constatamos que o Boletim Epidemiológico de Patos nesta quarta-feira, 25/05, não informou mais quantos pacientes internados no Regional e Infantil eram de Patos. Parece que o nosso comentário incomodou a alguém por mostrar que Patos está sendo prejudicada no atendimento à sua população. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *