(Coordecom, reproduzido pelo Blog do Jordan, seguido de comentário nosso)
Covid-19: Secretário de Saúde de Patos é transferido para Campina Grande, mas com estabilidade no tratamento
De acordo com a diretora clínica do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Jaquelline Andrade, o secretário deu entrada inicialmente na manhã da última quinta-feira (27), com sintomas leves nas vias aéreas, que já perduravam há uma semana.
Ao realizar uma tomografia ficou evidenciado que o paciente estava com sinais claros e compatíveis para a Covid-19. O mesmo foi medicado e teve todos os procedimentos laboratoriais realizados, conforme garantiu a diretora clínica.
Já ontem, sábado (29), Segundo Brito retornou ao Hospital de Patos por apresentar um pico de febre, seguido de um leve desconforto respiratório. Após o procedimento de gasometria, o paciente apresentou uma troca reduzida. Portanto, a equipe do hospital optou pela internação.
Já hoje, domingo (30), segundo contou Jaquelline Andrade, foi necessária a remoção do paciente para a cidade de Campina Grande, tendo em vista que o mesmo possui histórico de eventos infecciosos na região pulmonar, e ainda de asma.
Portanto, a remoção do paciente para Campina Grande foi realizada sem intercorrências e visa proporcionar um acompanhamento mais especializado com médicos de tórax e pulmão.
A diretora clínica Jaquelline Andrade ressaltou ainda que qualquer paciente acometido pela Covid inspira cuidados normais no tocante ao tratamento da infecção, e que no caso de Segundo Brito houve uma preocupação maior pelo histórico de saúde. Mas garantiu que o paciente está sob controle.
Nossa opinião
- Diante das comorbidades de que é portador e da possibilidade de um agravamento do quadro que exija o recurso a uma UTI, o melhor que podiam fazer era levá-lo para outro centro onde haja UTI disponível, já que os leitos de UTI existentes em Patos estão no limite. Deslocar um doente já é pleno desenvolvimento de um quadro mais grave sempre pode ser pior para a saúde do paciente. Esperamos que a Secretaria de Saúde do Estado providencie o mais urgente possível a ampliação de leitos de UTI, tanto em Patos como em outras cidades do interior, para evitar um colapso total no atendimento aos pacientes de COVID do interior do Estado diante da maior demanda por internamente que tem acontecido nos últimos dias. (LGLM)