UPA de Patos registra aumento significativo na assistência prestada aos pacientes com sintomas respiratórios

By | 02/06/2021 2:53 pm

(Coordecom, com comentário nosso)

A Unidade de Pronto Atendimento de Patos (UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda) registrou no último mês de maio um aumento significativo nos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios e com suspeita ou confirmação para a Covid-19.

A informação foi repassada pelo coordenador da UPA, Anderson Sóstenes. Ele detalhou que em abril foram realizados 428 atendimentos, e no mês de maio esse quantitativo subiu para 891.

“Então, é mais do que o dobro desse número de pacientes que precisam de assistência respiratória e assistência médica, com suspeita ou confirmação de Covid”, disse.

O responsável pela UPA também comentou que com esse aumento surge a preocupação com a manutenção da assistência prestada, que segundo ele tem chegado ao limite médio de 100% de ocupação dos leitos disponíveis. Nesse contexto, a manutenção dos insumos e de oxigênio tem sido prioridade.

Mesmo tendo condições de continuar recebendo pacientes com necessidade de assistência respiratória, Anderson Sóstenes alertou que a continuidade no aumento desses pacientes com sintomas mais graves pode gerar uma saturação ainda maior na oferta dessa assistência.

Portanto, é mais do que primordial haver mais colaboração da população na adoção das medidas restritivas e de prevenção, como ele frisa.

Ouça a fala do Dr. Anderson Sóstenes

 

Nossa opinião

  • “O aumento significativo nos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios e com suspeita ou confirmação para a Covid-19” tanto exige “mais colaboração da população na adoção das medidas restritivas e de prevenção”, como um aumento do potencial de atendimento a esta maior demanda por tratamento, através de novos leitos de enfermaria e de UTI para a COVID. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *