Quem é Luana Araújo?

By | 02/06/2021 6:57 pm
Saiba tudo sobre a infectologista que atuou como secretária do Ministério da Saúde por 10 dias e prestou depoimento à CPI nesta quarta-feira
Quem é Luana Araújo?

Ela atuou por 10 dias como secretária extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, mas sua nomeação não chegou a ser efetivadaA médica não aceitou determinações impostas pelo Palácio do Planalto.

Carreira

Luana Araújo se formou em medicina pela UFRJ, em 2006. No ano seguinte, iniciou sua residência médica em infectologia.Ela passou a atuar como médica infectologista no Instituto Nacional Evandro Chagas, da Fiocruz, em 2009. No ano seguinte, começou a trabalhar para a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2017, Luana foi escolhida para comandar o Departamento Municipal de Controle de Infecções de Nova Mutum, no Mato Grosso.

A infectologista teve sua tese de mestrado aprovada na Universidade de Saúde Pública Johns Hopkins em 2020, ano em que prestou consultoria em saúde para o Banco Mundial.

Em 2021, Luana teve uma brevíssima passagem pelo Ministério da Saúde.

Posicionamentos sobre a pandemia

Luana Araújo já apontou diversas vezes os problemas no combate à pandemia da Covid no Brasil. Ela sempre afirmou abertamente que hidroxicloroquina não funciona contra a doença.

No Twitter, Luana já se referiu ao uso da substância como neocurandeirismo” e afirmou que o está Brasil na vanguarda da estupidez mundial.

Em entrevista ao jornal Estado de Minas, em janeiro, a médica afirmou:

 “As pessoas não sabem em quem acreditar: no político ou no cientista. No meio disso tudo, vira um salve-se quem puder.” 

Em entrevista publicada em fevereiro de 2021, no site da Universidade Johns Hopkins, Luana afirmou que já chegou a ser ameaçada de morte ao alertar sobre o fato de o medicamento amplamente sugerido pelo presidente não ter eficácia científica comprovada.

 Passagem pelo Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no dia 12 de maio a nomeação de Luana Araújo para a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid. O órgão tem o objetivo de centralizar as ações de combate à pandemia.A infectologista trabalhou na função por 10 dias, até 22 de maio. Ela pediu exoneracão do cargo.

Em nota à imprensa, o ministério não explicou os motivos para a saída da médica.

“O Ministério da Saúde informa que a médica infectologista Luana Araújo, anunciada para o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, não exercerá a função. A pasta busca por outro nome com perfil profissional semelhante: técnico e baseado em evidências científicas. A pasta agradece à profissional pelos serviços prestados e deseja sucesso na sua trajetória.”

Na verdade, Luana Araújo não aceitou determinações impostas pelo Palácio do Planalto e abriu mão do cargo. Sua nomeação nem sequer chegou a ser oficializada.

Histórico

2001 – Luana Araújo ingressa no curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro.2006 – Conclui o curso de medicina.

2007 – Luana inicia sua residência em infectologia .

2009 – A médica passa a atuar na área de doenças infecciosas no Instituto Nacional Evandro Chagas.

2010 – Luana começa a trabalhar como infectologista na Prefeitura do Rio de Janeiro.

2017 – A médica atua como chefe do Departamento Municipal de Controle de Infecções de Nova Mutum, no Mato Grosso.

2020 – Luana tem sua tese de mestrado aprovada na Universidade de Saúde Pública Johns Hopkins.

A infectologista presta consultoria em saúde para o Banco Mundial.

2021 – Luana Araújo é nomeada para a Secretaria Extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, mas não chega a a ser efetivada. Ela atuou por 10 dias no posto.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *