Haverá vacina suficiente a tempo e hora para se cumprir este prazo?

By | 03/06/2021 3:26 pm

(Emmanuela Leite/ Redação ClickPB seguido de comentário nosso)

Governador João Azevêdo prevê que 100% da população paraibana estará imunizada contra a covid-19 até outubro

Além das medidas sanitárias de prevenção contra o vírus, a vacina também é considerada uma das únicas formas de se retomar a rotina do novo normal sem índices altos de mortes e internações com a covid-19.

Essa foi a avaliação feita pelo governador João Azêvedo, nesta segunda-feira (31), durante entrevista ao programa ‘Conversa com o Governador’, na rádio Tabajara ao destacar o ritmo da vacinação e a previsão de imunizar 100% da população até outubro. (Foto: reprodução)

 

Os meses de isolamento, o medo de morrer e o caos na economia por causa do impacto da pandemia da covid-19 podem estar acabando ainda no segundo semestre de 2021. Essa foi a avaliação feita pelo governador João Azêvedo, nesta segunda-feira (31), durante entrevista ao programa ‘Conversa com o Governador’, na rádio Tabajara ao destacar o ritmo da vacinação e a previsão de imunizar 100% da população até outubro.

Além das medidas sanitárias de prevenção contra o vírus, a vacina também é considerada uma das únicas formas de se retomar a rotina do novo normal sem índices altos de mortes e internações. “Até o mês de setembro ou outubro no máximo, com a população vacinada, poderemos retornar a uma condição da economia com a geração de emprego e fazer com que a vida dentro do novo normal possa ser retomada”, explicou

Conforme acompanhou o ClickPB, o chefe do executivo explicou que a população paraibana que não faz parte de grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19 deve começar a receber o imunizante em breve e que os frutos dessa vacinação serão colhidos assim que todos tiverem acesso a vacinação. A informação tinha sido antecipada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros,quando afirmou sobre a vacinação da população por faixa etária ainda essa semana, caso o fluxo de doses enviadas ao estado continue no ritmo em que está.

“Temos a demonstração clara que a vacinação tem surtido efeito importante. A vacinação é responsável pela queda no número de internações e de óbitos. Essa imunização vai se ampliar e incluir ainda mais pessoa. Estamos diante de uma situação extremamente grave, em que problema não só de vagas nos leitos, mais também de insumos, nós iremos ter se não tivermos o cuidado de tirarmos a pressão do sistema de saúde”, alertou.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicado domingo (30), a Paraíba totaliza 329.949 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. O estado totaliza 7.645 mortes. O boletim registra ainda um total de 224.514 pacientes recuperados da doença. Até o momento, 921.720 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Nossa opinião

  • O governador de São Paulo, o prefeito do Rio de Janeiro e outros gestores já anunciaram a intenção de vacina todos os adultos. Até o final de outubro. Como os adultos representam cerca de 50% da nossa população total, teriam  que ser vacinados neste prazo cerca de  cento e dez milhões de habitantes. Como as vacinas mais comumente usadas no Brasil exige duas aplicações teríamos, por baixo duzentos milhões de doses a serem aplicadas. Como daqui para final de outubro restam 150 dias seriam necessárias cerca de um milhão e trezentas mil doses aplicadas por dia, nos sete dias da semana. Acreditamos que nos Estados mais adiantados se aguente um regime tão intenso de aplicações, mas nos rincões do Norte e do Nordeste será possível este rojão? Acho dificil, mas não impossível. Afinal já conseguimos aplicar em alguns dias saltados até um milhão de doses.  Mas mesmo acreditando neste milagre, fica a pergunta. E haverá vacina suficiente e a tempo e hora para manter este ritmo de aplicação? Até agora todas as previsões de entregas de vacina feitas pelo Ministério da Saúde têm falhado. Quando é que vão acertar nestes números de vacinas disponíveis e a tempo para serem aplicadas? Vacinados os adultos restariam cerca de 40% por cento da população jovem. Bolsonaro que até agora tudo tem feito para atrapalhar a vacinação prometer vacinar todo mundo até o final do ano. Teria que aplicar mais cento e sessenta milhões de doses.  Seriam necessário aplicar um milhão e setecentas mil doses por dia, se houvesse  vacina suficiente a tempo e hora. Dá para acreditar? (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *