(matéria de Patos Online, seguida de comentário nosso)
O nome do ex-secretário de Saúde de Patos José Francisco de Sousa, mais conhecido como Zeca, já foi citado inúmeras vezes pela imprensa
Com a morte precoce de Segundo Brito, secretário de Saúde de Patos, vítima de COVID-19, nessa sexta-feira (4), surgem as cogitações sobre quem deverá ocupar o cargo deixado por ele.
Com a atual crise pandêmica pela qual passa o mundo, e a recente retomada de casos de COVID-19 em Patos e superlotação de unidades de saúde, é fundamental que alguém seja rapidamente nomeado para ocupar a vaga, visto que a situação pode ficar ainda pior sem um gestor eficiente para orientar os passos das equipes de saúde do município.
O nome do ex-secretário de Saúde de Patos José Francisco de Sousa, mais conhecido como Zeca, já foi citado inúmeras vezes pela imprensa e em grupos de redes sociais, tendo em vista o seu histórico à frente da pasta.
A reportagem do Patosonline.com entrou em contato com Zeca, a fim de checar a informação, mas ele não confirmou que tenha sido procurado nesse sentido pelo prefeito.
“Não procede, amigo. Não tivemos conversas neste nível com Nabor. Estamos todos ainda muito sentidos com a morte prematura do amigo Segundo”, justificou ele.
Zeca estava à frente da Saúde em 2020, na gestão do prefeito de Patos Ivanes Lacerda, que morreu de COVID-19 no fim do mandato. Mas, com a vitória de Nabor, Zeca foi nomeado para a secretaria de Esportes e Lazer, para que Segundo Brito deixasse o parlamento e ocupasse a secretaria de Saúde, para dar lugar à vereadora suplente Fátima Bocão na Casa Legislativa, pois não conseguiu se reeleger. Segundo também já tinha gerido a saúde de Patos em outros momentos, e foi nomeado para a pasta pela experiência e conhecimento no assunto.
Breve histórico de Zeca
Zeca foi secretário de saúde e depois de Educação na gestão de Nabor Wanderley, em 2008 e 2009. Em 2016, foi nomeado pela prefeita Francisca Motta para a secretaria de Saúde de Patos. Em 2020 assumiu a Saúde na gestão do interino Ivanes Lacerda.
Nossa opinião
- Não conheço de perto o trabalho de Zeca, porém Patos precisa de alguém com algum conhecimento dos problemas de saúde da cidade, mas principalmente com a capacidade de fazer andar a máquina administrativa e operacional da Secretaria. E, as experiências que Zeca teve na área podem ter lhe dado ambas as coisas. (LGLM)