Morre em Brasília o ex-vice-presidente e ex-governador de Pernambuco Marco Maciel

By | 13/06/2021 6:32 am

Ex-vice-presidente estava internado em Brasília por causa de complicações causados pelo mal de Alzheimer

(Jornal do Comércio, 12/06/2021, reproduzido por Wscom)

Na madrugada deste sábado (12/06) morreu em Brasília o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, 80 anos. Ele encontrava-se internado em um hospital do Distrito Federal, em decorrência de complicações causadas pelo mal de Alzheimer. Ele será sepultado em Brasília em uma cerimônia restrita para a família, por causa da pandemia do novo coronavírus. Marco Maciel deixa a esposa Anna Maria e três filhos.

Advogado e professor, Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo Fernando Henrique Cardoso.

O ex-governador de Pernambuco, Gustavo Krause, expressou seu pesar com a morte de Marco Maciel. “Mais uma dor, mais uma perda, mais um sofrimento que acomete todos nós e que nos põe diante do mistério da existência humana. Foi-se a referência e fica o exemplo renovado pelo amor/amigo. Disse em vida o que ele representou para mim: O SER HUMANO MENOS IMPERFEITO COM QUEM CONVIVI CINCO DÉCADAS. Como afirmou afirmou Anchieta Hélcias: FOI PARA A MORADA DE DEUS, O SEU GRANDE AMIGO”, escreveu,

O ex-secretário de Educação e atual diretor presidente do DER-PB, Carlos Pereira de Carvalho, falou sobre Marco Maciel e a tristeza pela sua perda. “Lamentável. Nos deixou um dos grandes brasileiros de todos os tempos. Político hábil, administrador sério, honesto nunca teve uma mácula no seu vasto currículo . Perde o Brasil um estadista, na melhor acepção do termo. Pena que não tenha deixado herdeiros a continuarem o seu trabalho em favor de Pernambuco e do Brasil. Uma pena. Perdi um amigo e o país perdeu um dos seus melhores líderes , inclusive nas letras!”.

Carlos Pereira conheceu Marco Maciel quando dirigiu o DER de Pernambuco enquanto Marco Maciel governava o estado e a relação foi mantida quando o vice-presidente foi ministro da Educação e ele presidiu a Fundação de Assistência ao Estudante, além de Secretário Geral Adjunto do MEC quando Marco foi vice-presidente no governo de José Sarney.

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *