Mesmo sem consenso, relator diz que decidiu incluir ministro da Saúde entre os investigados da CPI

By | 17/06/2021 5:34 pm

Apesar de falta de consenso na cúpula da CPI da Covid, o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu incluir o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na lista de investigados da comissão parlamentar de inquérito.

Ele disse ter tomado a decisão mesmo com a opinião contrária de colegas da CPI.

Renan Calheiros reconheceu que colegas como o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), avaliavam que ele deveria aguardar um aprofundamento das investigações sobre o ministro da Saúde antes de incluir Queiroga entre os investigados.

“Mas eu decidi incluir desde já por causa do que ele falou para o Tedros Adhanom [diretor-geral da Organização Mundial de Saúde), falando em tratamento precoce e uso de cloroquina”, afirmou Renan Calheiros.

“Vai ser transformado em investigado”, disse o o relator da CPI ao blog. O motivo, segundo o senador, é que “ainda em abril ele ligou para o Tedros Adhanom [diretor-geral da Organização Mundial da Saúde] e ofereceu cloroquina e tratamento precoce”.

Quatro nomes já são dados como certos de que vão sair da categoria de testemunhas para a de investigados.

São os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), o ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten e a secretária de Gestão do Trabalho da Saúde, Mayra Pinheiro.

VÍDEO: Renan Calheiros anuncia que CPI vai 'evoluir' de fase e diz que algumas testemunhas passarão a ser investigadas

Renan Calheiros chegou a afirmar que a lista de investigados pode incluir até dez nomes.

Com a passagem para a condição de investigado, a autoridade fica sujeita a operações mais aprofundadas de quebra de sigilos e até de busca e apreensão pela CPI.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *