Por que Patos não tem um Secretário de Saúde efetivo?

By | 21/06/2021 7:14 am

(Matéria por Patosonline.com, seguida de comentário nosso)

Vereador Jamerson Ferreira critica condições das unidades de saúde e cobra escolha de secretário para a referida pasta

Ele ainda citou que o município está com 21 unidades de saúde interditadas, e que a gestão precisa resolver urgentemente essa pendência

O vereador patoense, Jamerson Ferreira, usou da palavra semana passada para fazer críticas negativas à gestão municipal de Patos, especificamente com a Secretaria de Saúde.

Jamerson foi irônico quando mencionou que a unidade de saúde do bairro Matadouro está sem um simples termômetro para aferir a temperatura dos pacientes. Ele pediu que os comerciantes do ramo farmacêutico de Patos possam aderir à campanha ele mesmo vai lançar com o título de “ADOTE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE”.

Ele ainda citou que o município está com 21 unidades de saúde interditadas, e que a gestão precisa resolver urgentemente essa pendência, assim como o prefeito Nabor Wanderley deve escolher um nome para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Nossa opinião

  • Não vou entrar no mérito das criticas ao funcionamento da área de saúde, até por que seria inoportuno de minha parte por estar fora da cidade. Mas Jamerson Ferreira tem toda capacidade de fazê-lo por vir exercendo com responsabilidade a sua função de fiscalizador da administração municipal. Mas quero me ater aqui à questão da substituição do, para muitos saudoso, secretário de Saúde, Segundo Brito. Convenhamos que ele vinha exercendo o cargo com competência. Mas será que Nabor o julga insubstituível? Ou ele está testando Leônidas para ver se o efetiva no cargo? Será que não existe dentro do grupo político do prefeito ou na cidade como um todo um profissional habilitado para a função? Nada contra um secretário que não seja da área de saúde, desde que tenha tino administrativo e tenha uma equipe competente que o assessore. Muita gente tem estranhado o fato de Nabor não ter deslocado para a Secretaria de Saúde, o executivo Zeca de Sousa, com razoável experiência no cargo. Será que têm razão as especulações de que Zeca não estaria querendo assumir o cargo pois estaria em iminência de administrar recursos volumosos, enquanto Secretário de Esportes? Por fim, nada contra a competência do secretário interino Leônidas Medeiros. O que consideramos é que ele está acumulando duas das mais importantes secretarias do município o que o assoberba de responsabilidades e vai terminar se dedicando mais a uma do que a outra. Já ficou claro que Leônidas, como Zeca antigamente, como Corsino, como Maurício Alves, é o atual coringa do grupo, já tendo acumulado, inclusive a Superintendência do Patos Prev. Mas mesmos os “coringas” devem ser ou efetivados ou substituídos nos acúmulos, assim que possível. Está na hora de Nabor definir quem vai dirigir efetivamente a secretaria mais sensível de sua administração neste momento de pandemia. (LGLM).

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *