Amigos se unem para cuidar do canteiro com árvores no centro de Patos
Por: Jozivan Antero, com comentário meu)
O senhor Edwilson Freitas, residente na Rua José Genuíno, juntamente com o amigo Francisco Sales Rufino, que é vendedor ambulante na Praça Cícero Supino, Centro de Patos, decidiram se unir para cuidar do canteiro com árvores que está localizado na bifurcação das Ruas Pedro Firmino, José Genuíno e São José.
A cada dois dias, os amigos se revezam para regar as plantas, varrer o lixo que se acumula nas imediações, roçar o mato que surge próximo das plantas e fazer ações que ajudem no desenvolvimento das árvores no pequeno espaço. A ação de cidadania começou há pouco mais de 30 dias, porém, o resultado já pode ser visto.
Na manhã desta terça-feira, dia 22, a reportagem do Polêmica conversou com Francisco Sales. Ele relatou que as plantas precisam de cuidados e apenas está fazendo a parte dele com o amigo Edwilson. “Gosto de plantas. Tenho várias na minha casa no Bairro Novo Horizonte. Edwilson mora em frente a Praça e eu estou por aqui um dia e outro não. Vendo minhas coisas e cuido das plantas que estão ficando lindas”, disse Sales.
Edwilson relatou que já é a segunda vez que toma a iniciativa. Anteriormente, ele também cuidava da praça Cícero Supino, mas depois a prefeitura acabou tirando a água da praça e até abandonando o local. Edwilson relatou que parte das plantas do canteiro foram colocadas pela prefeitura, mas ninguém apareceu mais para regar, então ele e o amigo decidiram fazer a ação. “É uma coisa que eu faço com carinho, pois gosto muito de plantas…se toda a população de Patos fizesse isso era muito bom”, comentou Edwilson.
O trânsito intenso de veículos, a movimentação do centro da cidade, a correria nas proximidades do mercado público talvez tiram a atenção do canteiro com plantas e suas flores, mas o gesto nobre está visível e em breve, diante dos cuidados, as árvores estarão frondosas.
Nossa opinião
- Dizem que quem ama cuida. Hoje vi que vários canteiros centrais da nossa querida cidade estão com árvores novas que nem sei quem plantou. Mas não custaria nada que tanto empresas como particulares adotassem estas plantas, como fizeram os dois cidadãos mencionados na matéria, e cuidassem destas plantas para mudar tanto o clima da cidade como o visual. Hoje cedinho surpreendi um amigo e parente meu, taxista da praça do Forum, Martim Freitas, aguando com todo o carinho várias árvores nossas, cerca de dez delas, o canteiro em frente ao Forum, até a esquina da Farmácia. Seria bom que muitos seguissem o exemplo dele. Claro que só é capaz de fazer isso quem ama realmente a cidade de Patos. (LGLM)