(Coordecom, seguido de comentário nosso)
Prefeito de Patos faz alteração na secretaria de Administração e efetiva Leônidas como Secretário de Saúde
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, fez publicar no Diário Oficial do Município a exoneração e nomeação para as Secretarias de Administração e Saúde.
Desta forma, Leônidas Dias de Medeiros é exonerado da Secretaria de Administração e nomeado como o novo secretário de saúde do município.
Para a administração, quem assume é Francivaldo Dias de Freitas que até então era assessor jurídico da gerência de licitação e convênios, lotado na Administração.
As alterações foram publicadas no Diário desta quarta-feira, dia 30 de junho.
Nossa opinião
Já foi tarde a nomeação de um novo secretário de Saúde, na cidade de Patos, principalmente pela situação de emergência que vivemos por conta da pandemia. Por competente que fosse o secretário interino, ele estava acumulando duas das mais importantes pastas da administração municipal. O que terminava comprometendo seu trabalho em uma delas. Na interinidade, Leônidas “tocou o barco” com competência, razão para Nabor resolver efetivá-lo na Secretaria, nomeando outro secretário para a Administração. Quando da designação de Leônidas para responder interinamente pela Secretaria da Saúde houve quem criticasse a decisão de Nabor pelo fato de Leônidas ser advogado, como havia quem criticasse a nomeação de Segundo Brito por ser veterinário. Na realidade, o ideal seria nomear como secretário alguém que junte a afinidade com a área de cobertura da pasta com a capacidade de administrador, embora seja mais importante a capacidade de administrador do que a formação profissional na área que se vai comandar. Não se pode esquecer, que um dos maiores Ministros da Saúde do Brasil, responsável pela implantação dos Agentes Comunitário de Saúde e do programa de produção de medicamentos genéricos, foi José Serra, cuja formação superior foi em Economia. Mas governou São Paulo e além de Ministro de Saúde foi também Ministro do Planejamento. Não adianta nomear Secretário de Saúde alguém que seja médico mas não tenha tino administrativo. Qualquer um pode ser Secretário de Saúde sendo um bom administrador e tendo uma equipe eficiente de técnicos com afinidade com a área. (LGLM)