No último dia 08 de dezembro de 2001 a Associação Comercial de Patos (ACP) abriu suas portas para receber um consistente número de convidados do ex-vereador Abdias Guedes Cavalcanti, que naquela oportunidade estava lançando seu primeiro livro, intitulado TRAJETÓRIA DE UMA VIDA.
Com o prefácio do neto, Dr. Zéu Palmeira Sobrinho, que na profunda convivência com o autor define o livro melhor do que ninguém ao se manifestar:
“Abdias escreveu o seu livro muito antes de resolveu colocar no papel as letras que o materializavam editorialmente. Pois, o seu livro já estava escrito em seu espírito. Sua vida foi redigida com a pena do seu exemplo e carregada pelas tintas da decência. Seu papel nunca deixou de ser um límpido e transparente lençol de virtudes. Sua obra sempre foi muito além de uma mera transcrição de letras, pois ele superou os obstáculos da vida com a coragem própria de quem veio ao mundo para vencer o estorno dos grandes combates”.
Para dirigir a mesa dos trabalhos foi convidado o Dr. Marcone Sobral que abriu a sessão lendo os telegramas e ofícios de congratulações que foram enviados ao mais novo escritor patoense.
Inclusive, foi muito feliz o Secretário da Indústria e Comércio do município de Patos ao escrever em uma das orelhas do livro em tela:
“Pai de família modelar, esposo fiel e amigo Leal, buliçoso como poucos, levou uma vida inteira de lutas e de vitórias, sendo que a mais recente, foi a sua própria TRAJETÓRIA DE UMA VIDA. Abdias é um dominador, um homem honesto e trabalhador, um exemplo e uma saga de vida dignos de serem imitados”.
Em seguida o presidente Marcone Sobral procedeu a composição da mesa que ficou constituída das seguintes autoridades: Dra. Édina Guedes Wanderley, representando o Prefeito Dinaldo Wanderley; Dr. João Machado, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Deputada Socorro Marques, representando a Assembléia Legislativa; Petrônio Lucena, presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa; Dr. Ronald Queiroz, Diretor do Sebrae; Historiador José Romildo de Sousa; Dr. Zéu Palmeira Sobrinho, Juiz Federal do Estado no Rio Grande do Norte; ex-deputado José Afonso Gayoso e os ex-prefeitos Otávio Pires de Lacerda e Ivânio Ramalho.
A apresentação do trabalho foi feita pelo escritor e historiador José Romildo de Sousa que se reportou à obra do autor se pautando nos seguintes termos: “Foi com muita satisfação que recebi o convite de Abdias Guedes Cavalcanti para fazer a apresentação do seu livro: TRAJETÓRIA DE UMA VIDA. Obra esta que retrata de forma singular, vivências, alegrias, decepções e experiências únicas adquiridas na política e no setor pessoal, fazendo com que se tornassem história. Abdias vem nos fornecer uma substanciosa literatura que exprime emoções, desde seus primeiros anos na fazenda Maracajá, pertencente ao município de Picuí, percorrendo sua juventude, sua vinda para Patos – seus primeiros trabalhos, desafios – que vai por fim numa singela declaração de amor à sua eterna companheira, dona Angelita.
A faceta de ter sido eleito sete vezes vereador no município de Patos comprova o homem que é Abdias Guedes, sempre preocupado com o bem-estar do povo, agindo com dignidade, competência e dinamismo, características que raramente encontramos em conjunto.
Irmanando-se ainda ao sentimento de todos que compareceram a Associação Comercial nesta noite, queremos fazer coro e agradecer a Abdias pelo registro de fatos tão importantes relativos a nossa historia.
São iniciativa como esta que a nossa cidade está a necessitar. Vamos torcer para que o exemplo dado por Abdias seja seguido por muitos dos nossos escritores. E, assim, a memória patoense terá muito que agradecer.”
Dando continuidade usou da palavra representando o Prefeito Dinaldo Wanderley a primeira dama do município Dra. Édina Guedes Wanderley que exaltou a persistência de Abdias em todas as suas ações e projetos. Citando como prova maior o livro que naquele momento era lançado.
Dr. Ronaldo Queiroz também foi à tribuna para traçar o perfil de Abdias, no tempo em que estiveram lado a lado na Câmara de Vereadores de Patos.
Em seguida foi à vez de Abdias Guedes, homenageado da noite, dizer do seu caminhar e dos amigos que o acompanharam na trajetória:
“Nessa trincheira de luta, percorri vários caminhos, que me conduziriam a vocação pelo comércio e pela vida pública. Em pleno período de redemocratização política, fui arrancado do sossego do meu abençoado lar, por um punhado de bravos companheiros, para juntos, fundarmos o glorioso “PSD” e cerrarmos fileiras ao lado de valorosos soldados das lutas democráticas, onde alguns já se foram, como o nosso comandante maior, o eminente Senador Ruy Carneiro, Humberto Lucena, Bivar Olintho, Darcílio Wanderley, Octacílio Queiroz, Antônio Gomes, Professor Oliveira, Napoleão Abdon d Nóbrega, Romero Nóbrega, e de outros que ainda continuam a caminhar juntos, a comungar dos mesmos ideais, como o meu eterno líder, o ex-Deputado José Afonso Gayoso, Antônio Murilo, Lauro Queiroz, Drault Ernany, Olavo Nóbrega e Ronald Queiroz”.
Encerrando o encontro, foi realizada a sessão de autógrafos enquanto era servido a todos os presentes um coquetel.
Nossa opinião
- Nada a acrescentar sobre a personalidade de meu saudoso amigo Abdias Guedes Cavalcanti, que não tenha sido dito por ocasião do lançamento do seu livro e reproduzido por Romildo em seu artigo. Apenas um registro pessoal. Eu devo a Abdias Guedes, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, a honra de assessorar a comissão de vereadores encarregada de elaborar a Lei Orgânica de Municipio de Patos, promulgada em 05 de abril de 1990. Abdias solicitou ao Banco do Brasil a minha liberação para participar, ao lado de outro saudoso amigo e colega, o Dr. Normando Salomão Leitão, do trabalho de assessoramento à comissão de vereadores encarregada de elaborar a Lei Orgânica. O Banco me liberou durante o expediente da tarde durante cerca de seis meses para participar do trabalho, o que muito me honrou e me proporcionou uma experiência muito enriquecedora, pois foi para mim um verdadeiro aprendizado de como agiam os nossos representantes no seu trabalho de bastidores. A discussão do texto da Lei Orgânica no plenário da Câmara mostrou a experiência de vida demonstrada pelos ilustres vereadores, muito deles com pouco conhecimento jurídico, mas enorme capacidade de discernimento. Era um Câmara com poucos diplomas de faculdades, mas enorme sabedoria, o que nos deixa saudade atualmente. Foi para mim uma experiência enriquecedora que tenho que agradecer ao saudoso amigo Abdias Guedes Cavalcanti. (LGLM)