Saúde admite pela primeira vez a ineficácia da cloroquina e “kit covid”

By | 14/07/2021 4:32 pm
(Istoé Dinheiro em Microsoft News, 13/07/2021)

Depois de muita campanha, o Ministério da Saúde admitiu que os medicamentos do chamado “kit covid’ são ineficazes no tratamento contra o coronavírus. O órgão encaminhou duas notas técnicas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 após pedido feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

“Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, afirma a nota, publicada pelo site Congresso em Foco.

O governo Bolsonaro foi fortemente favorável ao uso dos medimentos listados mesmo sem indícios científicos de que pudesse auxiliar na cura da Covid-19. A campanha pelo uso da hidroxicloroquina é um dos alvos de investigação da CPI – há 14 investigados, entre os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress