Obituário
Faleceu em Fortaleza, o médico patoense Edmo Leite Fernandes de Assis
Edmo (à esquerda), Edalmo (no centro) e respectivas esposas
Faleceu, na última quinta-feira, 15/07/2021, em Fortaleza (CE), vítima de infarto fulminante, o médico patoense Edmo Leite Fernandes de Assis. Ortopedista, traumatologista e médico do trabalho, Dr. Edmo cursou Medicina na capital cearense onde se radicou. De tradicional família patoense, Dr. Edmo era filho do saudoso Galim Assis e irmão do empresário Edalmo Leite Fernandes de Assis, sócio do Hospital Nossa Senhora das Neves em João Pessoa. Edmo deixa viúva dona Eliane Lacerda filha do ex-prefeito Otávio Pires de Lacerda. Dr. Edmo, com quem perdemos o contato há muitos anos, era amigo da família, tendo cursado o primeiro e segundo ano cientifico no Colégio Estadual de Patos com minha irmã, Dra. Fátima Lima, com quem se comunicava frequentemente. Fátima falou com ele algumas horas antes da morte dele. Dr. Edmo acompanhava nosso programa Revista da Semana, onde ouviu um artigo que escrevemos recentemente, quando da morte Dr. Olavo Nóbrega. Em mensagem a minha irmã Fátima, Edmo assim se manifestou: “PAPINHA, fui testemunha ocular e usuário dos fatos citados por Luiz Gonzaga na sua bela crônica, NÃO apenas minha pessoa, mas toda “Família Galim Assis “..Frequentei inúmeras vezes a “ Tal Passagem Secreta “.. Várias Vezes atendeu meus Pais em domicílio, lembro-me em uma delas “ Véspera de Natal “…
Toda Família Galim Assis , sente-se eternamente Grata ”
Nossas condolências a todos os familiares do Dr. Edmo. (LGLM)
Faleceram nos últimos dias:
- No domingo, 11/07, de parada cardíaca, o taxista aposentado Ronaldo Pereira Batista, de 77 anos, residente no Bairro da Maternidade, em Patos. Deixa viúva a senhora Iva Lima de Oliveira. Deixa filhos, netos e bisnetos.
- Também no domingo, 11/07, de infarto, a aposentada Lindaura Ferreira de Araújo, de 78 anos, residente no Monte Castelo, em Patos. Era viúva há cerca de dois anos do senhor Manoel Ferreira de Araújo,com quem teve quatro filhas: as especiais Sônia, Sandra, Solange e Maria.
- Na segunda-feira, 12/07, de infarto, em sua residência, no Conjunto Itatiunga, em Patos, o aposentado José Machado Nóbrega, mais conhecido como Dedé Machado, de 70 anos. Seu Dedé foi proprietário de um bar por muitos anos em Patos e também trabalhou como vendedor de salgados. Deixa viúva a senhora Maria Madalena Morais Cavalcante, com que teve cinco filhos: Josuel, Jaelson, Francisca Marta, José Júnior, Janderson (já falecido) e Jorge.
- Com profundo pesar informamos o falecimento, na quarta-feira, 14/07, do senhor José Matheus da Nóbrega, pai do padre José Joácio, vigário da Catedral, em decorrência de um AVC. Nossas orações e sentimentos se dirigem à sua família nesse momento difícil de forma que Deus possa confortá-los.
- Na quinta-feira, 15/07, de causas naturais, a aposentada Carmelita Barbosa de Lucena, de 90 anos, residente na Rua Pedra Branca, no bairro Belo Horizonte. Era solteira e não deixa filhos.
- Também na quinta-feira, 15/07, de causas naturais, em sua residência, na Rua Padre Assis, no bairro Liberdade, em Patos, o aposentado Manoel Menino Leite, de 94 anos. Deixa sete filhos: Severino, José, Joaquim, Josino, João, Maria de Lurdes e Antônia.
- Ainda na quinta, 15/07, de insuficiência respiratória, o senhor José Maurício Ferreira de Sousa, de 51 anos, residente na Fazenda Trapiá, zona rural de Patos. Deixa a esposa Elza Maria Leite e cinco filhos de criação: Alberto Alan, Alécio, Alba, Gean e Luzia. Também deixa quatro irmãos: Maria José, Marileide, Maurílio e Marilúcia.
- Na sexta-feira, 16/07, de choque séptico, o aposentado Raimundo de Sousa Pereira, mais conhecido como Raimundo da Sorvelanche, de 68 anos, residente no Bairro da Maternidade, em Patos. Trabalhou por muitos anos em um box no Mercado Darcílio Wanderley, no centro da cidade e posteriormente na lanchonete Sorvelanche, de propriedade de sua irmã. Deixa viúva a senhora Francineide, com quem teve três filhos: Érica, Elane e Everton .
- Também nesta sexta, 16/07, de parada, a aposentada Maria das Dores de Oliveira, de 86 anos, residente Rua Antônio Félix, no bairro da Vitória, em Patos. Era viúva e deixa seis filhos: Claudia, Albaneide, Evily, Maria de Lourdes, José e Edson.
- Ainda na sexta, 16/07, de parada cardiorrespiratória, no Complexo Hospitalar Regional de Patos, o autônomo Cícero Alves de Farias, mais conhecido como Bazinho do Campo Comprido, de 42 anos, residente no bairro Vila Mariana, em Patos. Cícero era portador de esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que provoca a destruição dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos voluntários. Bazinho deixou viúva dona Edinete, a filha Lara e o enteado Uanderson.
- Neste sábado, 17/07, de neoplasia no estômago, o aposentado Manuel Eugênio Nunes, de 94 anos, residente na Rua Alto Casteliano, em Patos. Era viúvo e deixa dez filhos: Maria Ely, André, Edinaldo, Rosenir, Vera, Eduardo, Edison, Paulinho, Vivi e Hosana.
- Também neste sábado, 17/07, no Sítio São Gonçalo em Santa Terezinha-PB, o senhor José Apolinário da Silva. “Seu” Deca tinha 103 anos de idade e era o cidadão mais velho do município de Santa Terezinha, e gozava de muito carinho e amizade de toda a população do município. Agricultor a vida toda, “se”u Deca teve como esposa, Maria Herculano Bezerra (Dona Lia), já falecida, com quem teve 13 filhos, “Todos criados com os frutos da roça”, como costumava dizer ele. “Seu” Deca deixou também 39 netos, 32 bisnetos e 4 trinetos.
Com informações da Folha Patoense
Registros
- Para acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo, acompanhe diariamente as postagens que fazemos no Blog da Revista da Semana. Notícias e comentários elaborados por nós e por jornalistas de todo o mundo e que interessam à nossa comunidade. Acesse o site revistadasemana.com e clique em Blog ou qualquer das outras páginas disponíveis.
- Queremos registrar aqui o aniversário, na última quinta-feira, 15/07, de dona Cândida Pereira, mãe de meu colega de Banco e ex-aluno Valdeci Pereira dos Santos, de quem eu soube que dona Cândida é antiga e fiel ouvinte de nossos programas. Felicidades para ela.
- E na sexta-feira, ganhei uma cinquentinha. Minha primeira filha, Dr. Liana Clébia, ultrapassou esta meta. Mais vêm dois outros nos próximos quatro anos. Parabéns para ela do esposo, filhos, irmãos e sobrinhos.
- Hoje estaria aniversariando o grande líder Wilson Braga, ex-quase tudo na Paraíba (nascido em 18/07/1931 e falecido em 17/05/2020).
- Se vivo fosse vivo, no próximo domingo, 25 de julho, meu saudoso e querido amigo Pedro Medeiros, mais conhecido como Pedro Cabaré, o grande folião, faria aniversário.
- Um abraço para minhas amigas dona Zuleica, na Banca Manchete, na Calçada do Fórum e sua irmã Patrocínio no Belo Horizonte; Maria da Guia Sousa, a madame Tatá, na Rua Antônio Urquisa, 36; Leda de Chico Carroção, na rua das Espinharas; Edlaine Oliveira, no Bastião e Elda Cabeleireira, na rua Paulino Pinto, bairro de Tambaú, em João Pessoa.; para meus amigos Tolha, no Monte Castelo e José Maria Aurélio, em Teixeira. Zé de Ninin, o rei das bolachas pretas de Ipueira (RN), Cazuza da AABB, Zé Amarelo e Madalena, no Salgadinho!
- Um abraço para a turma do café, lá na barraca Ipiranga, de dona Zuleica, a mulher dos “santinhos”.
- “Seu” Geraldo na Bodega do Sertão que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio. Com produtos sertanejos da melhor qualidade. Agora com filial na rua Manoel Pedro de Oliveira, 111, no Monte Castelo, enfrente à Igreja Pentecostal, sob direção de Anifrâncio, filho de seu Geraldo.
- Um abraço para o meu amigo Giovane Lúcio, velho ouvinte do programa.
- Um abraço para Zé do Bode e Sergiano, gerente regional do Armazém Paraíba
- Geraldo Simões dos Santos, Geraldo das bicicletas, na Leôncio Wanderley.
- Um abraço para meus amigos Ademar e Arlinda, no sítio Lajedo de Santa Terezinha.
- Um alô para p casal Damião e Graça e sua filha Lêda Queiroz,, residentes na cidade de São Jose do Bonfim PB e ouvintes assíduos do Revista da Semana,,,eles não perdem um só programa!
- Nego Chico do Berra Bode, em São Mamede.
- Para o vereador Suênio Martins e seu pai Sitonio, lá no Bonfim. Para meu amigo Chico Binga e seu filho Djacir, em São José de Espinharas; para Neguinhjo Móveis, na rua Lima Campos, no Bastião. para Firmino, Francisca e demais familiares, no Monte Castelo, Ernani Baeta, Socorro e familiares, no Prado, Chicola e todos os seus, todos velhos amigos do programa. para o forrozeiro Nego Novo, no Novo Horizonte e Nego Chico, do Berra Bode em São Mamede