(Luiz Gonzaga Lima de Morais, divulgado no Notícias da Manhã, da última segunda-feira)
Nós precisamos começar a pensar urgentemente em escolher nossos representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, para as eleições de 2022. A cidade e a região têm se ressentido ultimamente de perder vários benefícios para a cidade de Sousa, como uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba – LACEN, órgão pertencente ao Governo do Estado.
O LACEN é o laboratório onde são processados os exames de material para constatação de várias doenças como Infecções Sexualmente Transmissíveis (DST), Hanseníase, Hepatites Virais, HIV, Micoses endêmicas e Tuberculoses. Lá estão sendo realizados atualmente determinados exames para verificação da infecção pelo coronavírus.
Determinados exames da COVID por exemplo, às vezes demoram justamente porque a coleta é feita no próprio município, mas o material tem que ser remetido para João Pessoa, onde é examinado e é emitido o laudo comprovando se o paciente é vítima do coronavírus ou não.
Daí a importância desta unidade que está sendo implantada em Sousa. E por que não em Patos? Porque um determinado deputado, com ligações políticas com Sousa, destinou uma verba para que o equipamento fosse instalado naquela cidade. E nós não temos um deputado que batalhe para que Patos também ganhe uma.
Outro pleito da cidade de Patos é a construção de um Hospital de Traumas que teria condições de atender todo o Sertão com as vítimas de acidentes e de crimes que exijam um tratamento especializado. Em entrevista que concedeu recentemente à imprensa local, João Azevedo disse que não tinha nenhum compromisso neste sentido com a cidade de Patos e a ideia do Governo do Estado era reforçar os Hospitais Regionais ao invés de construir um Hospital de Traumas em nossa cidade
Que ele reforce os Hospitais Regionais para o atendimento de outros casos, mas os traumas geralmente exigem equipamentos e profissionais especializados que nem todo hospital regional vai poder contar com eles, pelo alto custo, caso por exemplo de neurocirurgiões, traumatologistas especializados e intensivistas, além de exames de imagem sofisticados, cuja ausência nos hospitais regionais obriga ao deslocamento dos pacientes para os Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande.
É para lutar por equipamentos importantes como este que nós precisamos de parlamentares combativos e independentes que briguem para trazer os benefícios para Patos, para não perdermos como perdemos a Faculdade de Medicina da UFCG, que foi para Cajazeiras, onde está cheio de estudantes do Ceará, por que não houve quem brigasse para trazer a Faculdade de Medicina para Patos que por todos os motivos era o local mais indicado do que Sousa e Cajazeiras.
Temos que escolher deputados que estejam preocupados em atender aos interesses da nossa cidade e da nossa região e não em benefícios para si próprio. E que sejam deputados brigões e independentes e não meros puxa-sacos dos poderosos, como muitas vezes temos elegido.
O grupo Motta, a estas alturas, já fez a escolha dos seus candidatos. Hugo Motta deve ser candidato à reeleição e sua avó Francisca Motta deve ser candidata a deputada estadual.
Os adversários devem sair com uma outra dupla. Já está sendo dada como certa a candidatura do Dr. Ramonilson Alves, que pode ser candidato a deputado estadual e, segundo fomos informados, estaria sendo especulado um nome muito bom, de uma nova liderança, radicada na nossa região, que poderá fazer dobradinha com o Dr. Ramonilson, como candidato a deputado federal. Estamos tentando um contato, com este pretenso candidato, para poder divulgar o seu nome, que garanto, se ele topar, será excelente candidato com tudo para ser um representante independente e de primeira linha. Vamos esperar para ver.
- O pretenso candidato a deputado federal, apesar de ter recebido convite de vários partidos para disputar as eleições de 2022, ainda não teria decidido se vai disputar ou não. Vamos esperar para ver! Com relação a uma unidade do LACEN para Patos, o Secretário de Saúde de Estado andou informando que o Governo do Estado pretende implantar uma dessa unidades em Patos. Vamos esperar para ver se não é um simples consolo para os “bestas”. Durante a campanha vamos cobrar todas estas promessas. (LGLM)