Obituário
Infarto mata Zuíla Pires, ex-prefeita do município de Catingueira, no Sertão da Paraíba
(Publicado em 30 de julho de 2021 às 7:27 por Vanderlan Farias)
Faleceu na noite desta quinta-feira (29), em João Pessoa, a ex-prefeita do município de Catingueira, no Sertáo da Paraíba, Zuíla Pires. Ela tinha 78 anos e não resistiu a um.infarto, segundo informações de familiares.
Zuíla Rodrigues Montenegro Pires era viúva do ex-desembargador Paulo Pires, que foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba.
Ela governou Catingueira no período de 1993 a 1996. Depois, apoiou Rivaldo Caetano, que se elegeu prefeito no ano 1996. Já seu neto, Bruno Pires foi vice-prefeito de Albino Félix, no período de 2013 a 2016. Seu genro Vivino foi vereador por vários mandatos.
A família Pires é considerada uma das mais tradicionais do Sertão da Paraíba.
O prefeito de Catingueiira, Suélio Féelix, anunciou luto oficial por três dias na cidade em decorrência da morte da ex-prefeita.
Faleceram nos últimos dias:
- Na quinta-feira, 22/07, em decorrência de um acidente vascular cerebral, em um hospital de São Paulo, o chefe de cozinha Guimarães de Araújo Morais, de 52 anos. Guima, como era mais conhecido, era patoense, mas há 32 anos residia em São Paulo. Deixa viúva a senhora Aurineide de Medeiros Morais, com quem teve três filhos: Jéssica, Gustavo e Guilherme.
- Na sexta, 23/07, em Juazeiro, no Sertão da Bahia, a aposentada Maria da Guia Morais dos Santos, de 77 anos, residente na Rua José Crispim, no Monte Castelo, em Patos. Deixa viúvo o aposentado Francisco José dos Santos, mais conhecido como Chico, com quem teve seis filhos: Antônio, Janete, Janeide, Janice, Júnior e Janilda.
- No sábado, 24/07, em sua residência, no bairro São Sebastião, em Patos, a aposentada Alaíde Pereira da Silva, de 74 anos. Caramba, como era mais conhecida, foi vítima do mesmo acidente ocorrido no sábado 17/07, de que foi vítima o comerciante Zé Coutinho falecido na segunda-feira 19/07. Era solteira e não deixa filhos. Era irmã de dona Creuza, presidente da Associação dos Moradores da Vila Cavalcante, em Patos.
- Também no sábado, 24/07, de parada cardíaca, a senhora Maysa Santana Almeida, de 51 anos, residente na Rua do Prado, no bairro Liberdade, em Patos. Era viúva há quatro anos do senhor Damião Fidelis e deixa dois filhos: James e Jennifer.
- Ainda no sábado, 24/07, de parada cardíaca, a aposentada Rita Vicente Pereira, de 92 anos, residente na Rua Joaquim Lopes, no bairro Liberdade, em Patos. Era viúva do senhor Sergio Ferreira, com quem teve quatro filhos: Antônio, Sônia, Maria José e Francisco.
- O representante comercial Márcio Morais Rodrigues, de 40 anos, residente no bairro do Salgadinho, faleceu de complicações da Covid-19, no sábado, 24/07, Márcio não tinha comorbidades, de acordo com informações da família. Era filho da senhora Salene, agente comunitária de saúde. Deixa viúva e três filhos.
- No domingo, 25/07, de infarto, o agricultor Antônio Leite Mamede, mais conhecido como Juval, de 64 anos, residente no bairro Bivar Olinto, em Patos. Deixa viúva a senhora Isabel Rodrigues de França, com quem teve oito filhos: Maria da Guia, Maria da Paz, Manoel Messias, Ronicleber, Ronivon, Sales, Pedrinho e João Paulo.
- Ainda no domingo 25/07, de complicações da Covid-19, a senhora Ednalva de Sousa Ferreira, de 46 anos, residente na Rua Manoel Reinaldo, no bairro Jatobá, em Patos. Era divorciada e deixa três filhos.
- Também no domingo, 25/07, de complicações da Covid-19, no Hospital Regional de Caicó, a senhora Iranir Oliveira de Medeiros, mais conhecida como Nanan, de 65 anos, residente na Avenida Lima Campos, no bairro São Sebastião, em Patos. Deixa viúvo o aposentado João Batista, com quem teve três filhos: João Bosco, Jamacir e Maria Iana.
- Na segunda, 26/07, o pintor de construção civil Francisco dos Santos, conhecido como Chico Pintor e também como Chico Bala, de 60 anos, residente na Rua Alício Barreto, no Bairro da Maternidade, em Patos. Era viúvo há pouco mais de dois anos da senhora Ivone Maria Cândido dos Santos,com quem teve 9 filhos: Flávia, Fabiana, Francisca, Fernanda, Francisco, Francileudo, Francoaldo, Fabrício e Fábio. Seu Chico Bala era irmão da ex-vereadora Peteca.
- Na terça-feira, dia 27, o senhor Veridiano Vieira de Medeiros, 66 anos, mais conhecido por Dedé dos Correios, em decorrência da COVID 19. Dedé residia na Rua Sebastião Queiroz, Bairro da Vitória, em Patos, onde era bastante conhecido. Veridiano Vieira exerceu atividades de instalador linha (antigo Telégrafos), mensageiro e foi também carteiro. Ele era aposentado e era extremamente querido entre os colegas dos Correios, onde exerceu a profissão por 35 anos. (Jozivan Antero – Polêmica Patos)
- Também na terça, 27/07, de causas naturais, o aposentado Luiz Job de Almeida, mais conhecido como Duda, de 90 anos, residente na Rua Carlota César, no bairro Jardim Lacerda, em Patos. Era viúvo há oito anos da senhora Neuza Santos de Almeida, com quem teve seis filhos: Neto, Graça (agente de saúde), Dora, José, Damião e Maria da Guia.
- Na quarta-feira, 28/07, em decorrência de um acidente vascular cerebral, a aposentada Damiana dos Santos Pereira, de 77 anos, residente na Rua Capitão Crizanto, no bairro Santo Antônio, em Patos. Era viúva há seis anos do senhor João do INSS, com quem teve quatro filhos: Ricardo da Conexão Propaganda, Neneto, Leonardo e Maria José.
- Na quinta-feira, 29/07, de complicações da Covid-19, o funcionário da Indústria Carreiros Jean Carlos da Silva Morais, mais conhecido como Novo, de 33 anos, residente no bairro Jatobá, em Patos. Deixa um filho: Gabriel. Nossas condolências aos familiares e colegas de trabalho.
- Na sexta-feira, 30/07, de causas naturais, em sua residência, na Rua Miguel Imperiano, no bairro São Sebastião, em Patos, o aposentado Salatiel José da Costa, mais conhecido como Salatiel da AABB, de 80 anos. Trabalhou por muitos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Deixa viúva a senhora Maria Martinha, com quem teve sete filhos: Marcos, Messias, Maria Aparecida, Uilândia, Salatiel Júnior, José Tomaz e Francisca.
- Também na sexta, 30/07, de infecção generalizada, no Hospital Universitário de Campina Grande, o aposentado Avaci Ribeiro da Silva, de 78 anos. Seu Avaci era patoense, mas residia em Campina Grande há mais de 30 anos. Foi cobrador da antiga empresa de ônibus Patoense e foi proprietário de duas bancas de revista próximo aos Correios, no centro da cidade. Deixa viúva a senhora Niomar Grigório Ribeiro da Silva, com quem teve três filhos: Lizandra, Silmara e Emanuel. Nossas condolências a dona Niomar e demais familiares.
- Neste sábado, 31/07, de parada cardiorrespiratória, o aposentado Donato Batista do Nascimento, de 83 anos, residente na Rua Carlota César,no bairro Jardim Lacerda, em Patos. Deixa viúva a senhora Maria Domingos da Silva Batista, com quem teve seis filhos: Bonaldo, Ernaldo, Edleuzo, Amadeu, Vernaldo e Tarcília. Deixa nove netos e uma bisneta.
Com informações da Folha Patoense
Bloco 4
Registros
- Para acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo, acompanhe diariamente as postagens que fazemos no Blog da Revista da Semana. Notícias e comentários elaborados por nós e por jornalistas de todo o mundo e que interessam à nossa comunidade. Acesse o site revistadasemana.com e clique em Blog ou qualquer das outras páginas disponíveis.
- Em 02 de agosto de 1989, faleceu Luiz Gonzaga, rei do baião, do forró e da música nordestina em geral.
- Em 02/08/2007 faleceu Pedro Correia Filho, velho companheiro nesta Rádio Espinharas.
- Em 08 de agosto de 2007 morria meu querido e saudoso amigo Abdias Guedes Cavalcanti.
- se vivo fosse, meu amigo José Fortunato de Amorim, residente em João Pessoa, irmão de Luciano Fortunato, estaria fazendo aniversário; neste 8 de agosto
- Um abraço para minhas amigas dona Zuleica, na Banca Manchete, na Calçada do Fórum e sua irmã Patrocínio no Belo Horizonte; Maria da Guia Sousa, a madame Tatá, na Rua Antônio Urquisa, 36; Leda de Chico Carroção, na rua das Espinharas; Edlaine Oliveira, no Bastião e Elda Cabeleireira, na rua Paulino Pinto, bairro de Tambaú, em João Pessoa.; para meus amigos Tolha, no Monte Castelo e José Maria Aurélio, em Teixeira. Zé de Ninin, o rei das bolachas pretas de Ipueira (RN), Cazuza da AABB, Zé Amarelo e Madalena, no Salgadinho!
- Um abraço para a turma do café dos Artistas, lá na barraca Ipiranga, de dona Zuleica;
- “Seu” Geraldo na Bodega do Sertão que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio. Com produtos sertanejos da melhor qualidade. Agora com filial na rua Manoel Pedro de Oliveira, 111, no Monte Castelo, enfrente à Igreja Pentecostal. Anifrâncio, filho de seu Geraldo,. está anunciando para este mês de agosto uma nova filial da Bodega do Sertão, na rua Horácio Nóbrega, em frente à Câmara de Vereadores, no local onde funcionava a bodega de “seu” Eugênio. Com a mesma linha de produtos sertanejos da melhor qualidade.
- Um abraço para o meu amigo Giovane Lúcio, velho ouvinte do programa.
- Um abraço para Zé do Bode e Sergiano, gerente regional do Armazém Paraíba
- Geraldo Simões dos Santos, Geraldo das bicicletas, na Leôncio Wanderley.
- Um abraço para meus amigos Ademar e Arlinda, no sítio Lajedo de Santa Terezinha.
- Um alô para p casal Damião e Graça e sua filha Lêda Queiroz,, residentes na cidade de São Jose do Bonfim PB e ouvintes assíduos do Revista da Semana,,,eles não perdem um só programa!
- Para o vereador Suênio Martins e seu pai Sitonio, lá no Bonfim. Para meu amigo Chico Binga e seu filho Djacir, em São José de Espinharas; para Neguinhjo Móveis, na rua Lima Campos, no Bastião. para Firmino, Francisca e demais familiares, no Monte Castelo, Ernani Baeta, Socorro e familiares, no Prado, Chicola e todos os seus, todos velhos amigos do programa. para o forrozeiro Nego Novo, no Novo Horizonte e Nego Chico, do Berra Bode em São Mamede