Impedidos de apresentações com presença de públicos como os demais artistas musicais, os violeiros também estão recorrendo às “lives” para sobreviver, tanto física, como profissionalmente.
O cantador Feitosa Nunes já promoveu mais de vinte “lives” mensais desde o início da pandemia, sempre convidando outros colegas repentistas para a apresentação em duplas. Nas “lives” eles desenvolvem motes ou cantam canções sugeridos pelos que participam da “live” através do Facebook e do Youtube. Ao invés da tradicional “bacia” recorrer às suas contas bancárias onde os aficcionados vão depositando a paga pelo serviço prestado. A última delas foi no último domingo, com a participação do poeta Genaldo Pereira do “cast” da Espinharas FM, com excelente recepção do público.
Mais recentemente, o poeta Jomaci Dantas aderiu à modalidade e promoveu na noite deste sábado, na Pedra do Tendó, no município de Teixeira, a sua segunda “live”, numa produção Cultural de Poemas Produções Culturais e Apresentação do Poeta Jomaci Dantas. As Atrações foram as seguintes:
- Cantadores Repentistas: Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira (de Recife-PE);
- Cancioneiros: Almir e Auri (Santa Luzia-PB);
- Declamadores: Jomaci Dantas e Nelcy Oliveira (Santa Terezinha – PB)
Na oportunidade, segundo Lola, eles abriram o baú da memória com repentes, recitais, contos, canções e muitos mais.