O CINE PLAZA DE PATOS

By | 12/08/2021 6:58 am

José Romildo Sousa. Escritor, poeta, historiador e consultor cultural

A cidade de Patos pelo seu potencial, sempre foi palco de atração de grandes empresas de cinema, tanto do nosso Estado, como de outros vizinhos. Tanto é que em 07 de setembro de 1977, abriu as portas de mais um cinema, o Cine Praz, de Grupo do vizinho Estado do Ceará, mais conhecido pelo nome de Empresa de Cinema Expedito Costa.
A casa de diversão foi instalada em um prédio adquirido e remodelado da Algodoeira Araújo Rique que ficava localizado na rua Felizardo Leite, 126, onde funcionou a firma Catingueira Veículo, atualmente, servindo de depósito para o Lojão Rio do Peixe.
A inauguração se deu as 15:00 horas e a fita simbólica foi cortada por Sr. Agripino Cavalcante, uma homenagem mais que merecida ao grande benfeitor da sétima arte, em Patos; 16:00 horas sessão para os convidados e a partir das 18:00 horas exibição para a sociedade local.
O primeiro filme exibido foi ”Quando a vida é um romance” e, três dias depois, na data do seu lançamento oficial, a população patoense assistia a badalada projeção da película “O TUBARÃO”.
Este cinema tinha como gerente o jovem José Carlos Bezerra, e mesmo não oferecendo grande acomodação para o público, teve durante os três anos de funcionamento a característica primordial de exibir todos os grandes filmes da atualidade a exemplo de Dona Flor e seus dois maridos, Inferno na torre, O Anticristo, Lúcio Flávio: o passageiro da agonia, O dia do Chacal, o Poderoso Chefão I e II, O Exorcista, Rock, o lutador I e II, O Grande ditador, entre muitos outros.
O Cine Plaza, o da Felizardo Leite – inesperadamente – em 03 de janeiro de 1981, fechou suas portas.

Comentário

Category: Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *