Delfim Neto mostra que ainda existe uma direita inteligente e equilibrada neste país

By | 20/08/2021 5:27 pm

Em 2022, Bolsonaro é risco maior que Lula para o mercado, diz Delfim Netto

Ex-ministro dos governos militares, Delfim diz que é necessário distinguir governo Lula do governo Dilma…

(Guilherme Waltenberg, em Poder360, 19.ago.2021)

O economista, ex-deputado e ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto, de 93 anos, diz que em 2022 a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma opção melhor que a reeleição de Jair Bolsonaro para o mercado financeiro.

“Bolsonaro seria a continuação do mesmo, até piorado. Ele vai se cansar do Guedes. De forma que, seguramente, o encaminhamento do Lula seria melhor [para o mercado financeiro]”, afirmou ao ser questionado qual dos 2 traria mais riscos à economia do país.

Delfim diz que Lula teria mais chances de aproveitar as oportunidades globais e marca o que considera as suas diferenças para Dilma Rousseff, sua sucessora.

“A administração do Lula foi muito boa. Não podemos confundi-la com a da Dilma. A Dilma era voluntariosa, tinha ímpetos complicados. Basta ver a tragédia que ela fez no setor elétrico. Lula não fez isso”, afirmou.

Para Delfim, o Brasil vive neste momento uma tempestade perfeita. São 3 componentes: pandemia, aquecimento global e governo de Jair Bolsonaro.

“Hoje você precisaria de um governo mais tranquilo, mais servil. E o que nós temos?”, disse em entrevista ao Poder360 concedida na 4ª feira (18.ago.2021). “A combinação do atual governo com a pandemia e o aquecimento global é a tempestade perfeita”, afirmou.

Aos 93 anos, Delfim passou a maior parte da pandemia em casa, de onde saiu poucas vezes. Os contatos têm sido pelo telefone e plataformas de vídeo. Ele diz que não pegou covid e já está vacinado.

Na ditadura militar, foi ministro de 2 presidentes. Com Artur da Costa e Silva, comandou o Ministério da Fazenda. Com João Figueiredo, primeiro a Agricultura, depois o Planejamento.

Delfim é considerado um dos responsáveis pelo “milagre econômico”, que foi um período de alto crescimento da economia nos anos 70. Após o fim da ditadura, foi deputado federal por 20 anos, de 1987 a 2007. É professor aposentado da USP.

Nossa opinião

  • Delfim Neto é um dos economista s mais inteligentes deste país e mostra que ainda existe uma direita inteligente, da qual ele é um dos expoentes.  Seus comentários inteligentes e equilibrados mostram por que ele é altamente respeitado no mercado financeiro, hoje preocupado com os rumos da economia brasileira. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *