Hugo Motta precisa brigar pelo Hospital de Traumas do Sertão

By | 23/08/2021 12:23 pm

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, divulgado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 23/08/2021)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Patos na última quinta-feira os vereadores aprovaram por unanimidade o pedido feito pela vereadora Fátima Bocão para que a Câmara enviasse um apelo ao deputado federal Hugo Motta no sentido do que ele apoie a implantação e instalação em Patos do Hospital de Traumas do Sertão.

Na verdade, não seria nem necessário que a Câmara de Vereadores se mobilizasse para fazer esse apelo ao deputado já que, apesar de haver nascido na capital do Estado, Hugo Motta se criou em Patos, é aqui votado há três eleições e já deveria saber sobejamente da importância do Hospital de Traumas não só para a cidade de Patos como para toda a região polarizada por Patos. Ou toda região sertaneja de um modo geral, já que Patos é uma referência na área de saúde para todo o sertão da Paraíba.

Agora, o grande problema é que nós somos carentes de representantes que briguem pelas coisas de que a nossa cidade precisa. Patos já teve época em que elegeu dois e até três deputados federais que se empenhavam pelas coisas de que Patos precisava.  Era uma época em que deputados federais brigavam por Patos. Deputados como Bivar Olinto, Monsenhor Vieira, Ernani Sátyro, Otacílio Queiroz, Rivaldo Medeiros e, até Edivaldo Motta.

Hoje a única preocupação dos deputados federais é o carreamento de verbas para os municípios onde são votados, quando muitas vezes visam não um benefício de que a região precise, mas obras que tragam vantagens financeiras para os chefes dos redutos eleitorais que votam neles ou até para eles próprios.

Então Patos tem perdido muito na história recente, por exemplo, para as cidades de Sousa e de Cajazeiras. Benefícios que ficariam muito mais bem localizados se viessem para Patos e com mais benefícios para toda a região. Nós não podemos esquecer por exemplo da faculdade de medicina da universidade federal de Campina Grande, para cuja instalação Patos era muito mais indicada até pela estrutura já pré-existente na nossa cidade. E a faculdade de medicina foi levada para Cajazeiras,  atendendo unicamente ao interesse político do então reitor da Universidade Federal de Campina Grande. Quando, se houvesse empenho dos deputados votados em Patos essa faculdade poderia ter sido implantada em Patos e não em Cajazeiras, onde hoje serve muito mais aos interesses dos cearenses do que aos interesses dos paraibanos. A gente não pode esquecer que no primeiro vestibular realizado na faculdade de medicina de Cajazeiras havia apenas um paraibano entre os que foram aprovados naquele vestibular e assim mesmo este paraibano estudava da capital cearense, por incrível que pareça. Então Patos perdeu esse benefício e Patos tem perdido outros benefícios justamente por falta de interesse dos nossos representantes. Sousa e Cajazeiras tem muito mais sorte do que Patos com aqueles que pretendem nos representar.

Ora se o deputado Hugo Motta conseguisse converter em prestígio a fidelidade canina com quem ele tem votado nos projetos de interesse do governo Bolsonaro, ele poderia ter como “favas contadas” a construção de um hospital de traumas em Patos. Bastava transformar esse pretenso prestígio em um pedido junto ao Ministro da Saúde que por coincidência é paraibano e com vínculos com a cidade de Patos. E aí, dependendo do caso, ou conseguiria que o próprio governo federal se encarregasse da construção deste hospital ou poderia carrear uma verba importante para que o hospital fosse construído,  em seguida batalhar para que o hospital fosse equipado e por fim lutar para que esse hospital tivesse verbas suficientes para sua manutenção.

Então o caso é sério. Patos precisa, como todo o sertão precisa ,deste hospital de traumas. Todo mundo sabe disso, sabe dessa necessidade. Então dependeria de um esforço, de uma demonstração de prestigio, se é que ele o tem, do deputado Hugo Motta, A nossa cidade pode conseguir esse benefício e para isso não precisaria nem os vereadores patoenses estarem fazendo esse pleito porque o deputado se fosse realmente representante de Patos não precisaria ninguém lhe fazer este apelo. Vamos esperar uma atitude de Hugo Motta, nesse sentido.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *