Secretaria de Agricultura solicita abertura de comportas da barragem da Capoeira à AESA

By | 29/08/2021 2:28 am

(Coordecom)

Pensando na melhor qualidade de vida do homem do campo patoense, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura solicitou nesta sexta-feira, 27, a Agência Executiva de Gestão das Águas a abertura das comportas da barragem da Capoeira, que fica localizada no município de Santa Terezinha – PB.

Segundo o secretário de Agricultura, Ferré Maxixe, com a abertura das comportas as águas irão abastecer diversas comunidades rurais do município, o que beneficiará as produções dos agricultores e agricultoras patoenses.

“A abertura das comportas da barragem terá uma grande importância para as comunidades rurais como Boi do Brito, Pitombas, Sítio Enjeitado e Campo Comprido, pois são setores que têm uma grande produção, principalmente na agricultura familiar”, comentou.

O secretário também falou que já teve o primeiro contato com a AESA para que a solicitação seja atendida, mas que precisa colher documentações junto às comunidades rurais para assim, as comunidades serem beneficiadas.

Ferré ainda destacou que a Prefeitura de Patos juntamente com a Secretaria de Agricultura tem buscado melhorias e benefícios para dar uma melhor qualidade de vida para os agricultores e agricultoras de Patos.

Nossa opinião

  • Não sei se meu amigo Ferré se expressou mal ou se os colegas jornalistas reproduziram bem o que dizia o ilustre Secretário de Agricultura. A abertura das comporta de Capoeiras é importante para comunidades e pequenos produtores rurais a jusante ou vazante da Barragem de Capoeira. Mas tem que ser feita com parcimônia. Os registros devem ser abertos apenas para recompor o lençol freático e jamais como aconteceu o ano passado, quando ficou aberto direto, com enorme desperdício da água de Capoeira que é preciosa como reserva para a cidade de Patos. Ao ano passado deram como desculpa um problema nos registros. Pois se assim foi, que conserto os registros antes de pensarem em abrir as comportas. Sou proprietário na margem do Rio da Cruz e a água que por ali desce é preciosa também para mim. Mas maja nuito mais preciosa como reserva para a cidade de Patos e qualquer desperdício prejudica potencialmente a população de nossa cidade. Basta abrirem o suficiente para recompor o lençol e depois fechar, até que haja necessidade de abrir outra vez. Beneficiar os pequenos produtores e não grandes fazendeiros que chegam a encher os seus açudes com a água liberada de Capoeira. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *