Ainda tentando “juntar os cacos”

By | 11/09/2021 5:29 am

Após recuo de Bolsonaro, ministro da Justiça tem ‘conversa republicana’ com Alexandre

Ministro da Justiça foi à residência do ministro do Supremo Tribunal Federal, responsável por inquéritos que incomodam e irritam o presidente

(Rayssa Motta e Fausto Macedo, no Estadão, em 10/09/2021) Seguido de comentário nosso.

O ministro da Justica, Anderson Torres, e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Fotos: Divulgação/Governo Federal e Gabriela Biló / Estadão

A crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou mais um ator político. Depois do ex-presidente Michel Temer (MDB) entrar em cena para pacificar os ânimos do chefe do Executivo, o ministro da Justiça, Anderson Torres, esteve nesta sexta-feira, 10, com o ministro Alexandre de Moraes em São Paulo. O magistrado se tornou um dos alvos preferenciais de Bolsonaro e de seus apoiadores em razão das investigações com potencial de atingir o Planalto que correm sob seu comando.

O encontro durou cerca de quatro horas e aconteceu na casa de Moraes. Torres emendou a visita após uma agenda na Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir a criação de uma política nacional de combate a crimes cibernéticos. Em nota, o ministro da Justiça disse que os dois tiveram uma ‘conversa republicana’ em nome do ‘futuro das boas relações institucionais do Brasil’.

A visita acontece um dia após Bolsonaro recuar dos ataques feitos ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal no feriado de 7 de Setembro. Em nota divulga ontem, o presidente baixou o tom e disse que as declarações foram feitas no “calor do momento”. No lugar do discurso golpista, o chefe do Executivo pregou a pacificação entre os Poderes.

“Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, diz o texto.

A carta foi publicada por Bolsonaro após reunião Temer, que o aconselhou a seguir por um caminho de moderação e tentar reconstruir a ponte com o STF.

Nossa opinião

  • A equipe de Bolsonaro tenta agir em duas frentes. Enquanto de um lado tenta conter a insatisfação dos apoiadores tentando justificar a “batida de pino” do presidente, de outro tentam “amansar” o Ministro Alexandre de Moraes, a quem viviam ameaçando até o dia do Grito.  (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *