Quem são os defensores de Bolsonaro na Paraíba?

By | 14/09/2021 8:04 am

O momento talvez seja interessante para a formulação da pergunta. Motivo: os acontecimentos dos últimos dias, com o presidente produzindo fatos polêmicos e vivendo momentos tensos, que chegaram a levar seguidores a, momentaneamente, se contrapor a um de seus atos, a Declaração à Nação, na quinta-feira (09/09), na qual Bolsonaro anunciou um recuo nos ataques ao Supremo Tribunal e parecia ter capitulado.

Num primeiro momento, houve perplexidade e muitos apoiadores se mostraram decepcionados. Outros, no entanto, mantiveram a defesa de Bolsonaro com veemência, manifestando o entendimento de que ele não havia recuado e que estava certo em seu posicionamento de pregar a pacificação.

Independente do que verdadeiramente aconteceu, o momento de tensão parece oportuno para repassar e conferir o rol dos verdadeiros defensores e servidores de Bolsonaro no plano da política institucionalizada.

Quem na Paraíba, no calor dos acontecimentos, deu a cara a tapa e foi a público defender o presidente?

Espante-se: a lista é bem pequena. Repassando notícias de portais e blogs, além de postagens nas redes sociais, constata-se que, entre os políticos, apenas os deputados Cabo Gilberto e Walter Virgulino, o apresentador Nilvan Ferreira e os vereadores Carlão pelo Bem e Marcílio do HBE, se manifestaram abertamente em favor de Bolsonaro.

O quadro mostra que a lista de seguidores fiéis do presidente, aqueles capazes de fazer sua defesa em qualquer circunstância, se conta nos dedos, e que, noutro plano, existe um exército de aliados que apareceram quando os ventos eram mais favoráveis.

Vai ficar por isso mesmo? Pode ser que a necessidade eleitoral obrigue o bolsonarismo a se compor mais amplamente com políticos diversos, mas é bem provável que seja aberta uma cobrança mais forte de engajamento daqueles que desejam se aproveitar do prestígio popular de Bolsonaro nas urnas. Provável é também que o bolsonarismo-raiz comece a repensar as alianças e os candidatos às eleições de 2022. Vai ter alguma confusão.

Nossa opinião

  • Claro que Josival se restringiu aos notórios apoiadores de Bolsonaro na capital do Estado, mas o presidente tem outros apoiadores por todo o Estado, como é o caso local do vereador Josmá Oliveira. As redes sociais, por outro lado, estão cheios de praticantes de jornalismo que se especializaram é difundir “fake news” e outras matérias favoráveis a “seu mico”. Alguns, inclusive,  alardeando o diploma de jornalistas. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *