O momento talvez seja interessante para a formulação da pergunta. Motivo: os acontecimentos dos últimos dias, com o presidente produzindo fatos polêmicos e vivendo momentos tensos, que chegaram a levar seguidores a, momentaneamente, se contrapor a um de seus atos, a Declaração à Nação, na quinta-feira (09/09), na qual Bolsonaro anunciou um recuo nos ataques ao Supremo Tribunal e parecia ter capitulado.
Num primeiro momento, houve perplexidade e muitos apoiadores se mostraram decepcionados. Outros, no entanto, mantiveram a defesa de Bolsonaro com veemência, manifestando o entendimento de que ele não havia recuado e que estava certo em seu posicionamento de pregar a pacificação.
Independente do que verdadeiramente aconteceu, o momento de tensão parece oportuno para repassar e conferir o rol dos verdadeiros defensores e servidores de Bolsonaro no plano da política institucionalizada.
Quem na Paraíba, no calor dos acontecimentos, deu a cara a tapa e foi a público defender o presidente?
Espante-se: a lista é bem pequena. Repassando notícias de portais e blogs, além de postagens nas redes sociais, constata-se que, entre os políticos, apenas os deputados Cabo Gilberto e Walter Virgulino, o apresentador Nilvan Ferreira e os vereadores Carlão pelo Bem e Marcílio do HBE, se manifestaram abertamente em favor de Bolsonaro.
O quadro mostra que a lista de seguidores fiéis do presidente, aqueles capazes de fazer sua defesa em qualquer circunstância, se conta nos dedos, e que, noutro plano, existe um exército de aliados que apareceram quando os ventos eram mais favoráveis.
Vai ficar por isso mesmo? Pode ser que a necessidade eleitoral obrigue o bolsonarismo a se compor mais amplamente com políticos diversos, mas é bem provável que seja aberta uma cobrança mais forte de engajamento daqueles que desejam se aproveitar do prestígio popular de Bolsonaro nas urnas. Provável é também que o bolsonarismo-raiz comece a repensar as alianças e os candidatos às eleições de 2022. Vai ter alguma confusão.
Nossa opinião
- Claro que Josival se restringiu aos notórios apoiadores de Bolsonaro na capital do Estado, mas o presidente tem outros apoiadores por todo o Estado, como é o caso local do vereador Josmá Oliveira. As redes sociais, por outro lado, estão cheios de praticantes de jornalismo que se especializaram é difundir “fake news” e outras matérias favoráveis a “seu mico”. Alguns, inclusive, alardeando o diploma de jornalistas. (LGLM)