VEREADOR ZÉ GONÇALVES DIZ QUE MORADORES E CICLISTAS SERÃO PREJUDICADOS NA RUA dos 18 DO FORTE EM PATOS
(agorapatos.com, seguido de comentário nosso)
O vereador sindicalista Zé Gonçalves afirmou que a STTRANS trouxe mais problemas do que solução para a mobilidade urbana e o trânsito na cidade de Patos.
Para Zé Gonçalves os moradores da Rua 18 do Forte que já são vítimas de uma grande movimentação de veículos pesados, com a pintura da ciclofaixa vai impedir o estacionamento dos carros em frente as suas casas, além do espaço destinado a ciclovia ser insuficiente, estreito, podendo causar acidentes.
Zé Gonçalves disse que a engenharia de trânsito andou longe de acertar e querem imitar outras cidades, mas a realidade de Patos é totalmente diferente”, afirmou o mesmo.
O vereador afirmou que presenciou uma viatura da Sttrans notificando os carros que estavam estacionados, sem antes ter sido feito um trabalho de esclarecimento, de visitas as casas, esclarecendo o que pretendiam fazer.” Em Patos está reinando o autoritarismo da STTRANS que pode, faz e não dar satisfação a ninguém”, confirmou o vereador.
Zé Gonçalves vai encaminhar ofício a Sttrans solicitando esclarecimentos e qual o estudo e projeto da área e da rua, já que a Câmara Municipal estará de recesso até o dia 28 do corrente.” Vou solicitar esclarecimento e estudo feito pela STTRANS e em cima disso, encaminhar as demandas junto aos moradores, pois os mesmos não podem ser impedidos de estacionar um carri na frente de sua casa por imposição da Sttrans”, defendeu o parlamentar mirim.
Nossa opinião
- Temos todo o respeito pelo trabalho que tem realizado o vereador José Gonçalves em defesa dos interesses da comunidade. Mas nosso compromisso com a verdade nos leva a discordar do seu posicionamento com relação ao assunto. Temos o maior carinho com os moradores da Rua dos Dezoito do Forte, artéria onde nascemos e nos criamos. Reconheço os incômodos que a ciclovia vai lhes causar. Mas não podemos esquecer que o interesse da comunidade como um todo é mais importante do que o interesse de cada um. As ciclovias não são importantes apenas para João Pessoa ou São Paulo, elas são estimuladas em cidades de todo o mundo, seja pequenas cidades, sejam megalópoles. Patos apenas está se modernizando. A existência de ciclovias vai estimular o uso das bicicletas como meio de transporte, não apenas como meio de exercício físico como pensam alguns e por isso discriminam os ciclistas, dizendo que as ciclovias só têm cabimento na Alça ou em outros locais destinados ao lazer. O uso da bicicleta já ajudar milhares de trabalhadores da nossa cidade a reduzir as suas despesas, além de fazê-los praticar um exercício também essencial para a saúde. Não precisa fazer estudos técnicos para decidir a importância das ciclovias, ela está patente para povos de todo o mundo. A ciclovia apenas vai facilitar o seu uso, torná-lo mais seguro e estimular a sua prática. E não apenas os moradores das grandes cidades têm direito a usufruir desse direito. Que meus conterrâneos da rua dos Dezoito, nem nossos representantes populares esqueçam disso: O direito da comunidade é maior do que o direito de cada um. Caso contrário o mundo viraria uma confusão inabitável. O STTRANS está certo, temos que aplaudi-lo. O povo tem que se educar para o respeito ao direito de todos. Que se oriente a população inicialmente e que passados alguns dias se multem os que resistirem a cumprimento da legislação.
- Em tempo: chamar rua do Dezoito é desconhecer a geografia de Patos e a História do Brasil. A rua foi nomeada em homenagem aos Dezoito revoltosos do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, episódio ocorrido em 05 de julho de 1922. (LGLM)