(Matéria por Patos Online .com informações repassadas por Major Galvão)
Um foco de incêndio registrado no município de Mãe D’água, na tarde desta sexta-feira (17), deixou a população bastante temerosa em relação à proporção das chamas.
Nossa reportagem entrou em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros de Patos, Major Galvão, para saber mais detalhes. Ele informou que a unidade recebeu a informação deste incêndio em Mãe D’água por volta das 15h. E confirmou o incêndio vem ocorrendo todo ano, sempre no mesmo local.
“É uma região particularmente difícil de se combater o fogo, em razão do relevo. É uma área de serra em que as viaturas não conseguem chegar, e o combate tem que ser feito a pé, por meio de mochilas que levamos com água”, detalhou o comandante.
Galvão ainda contou que o fogo diminuiu um pouco no período da noite, mas é bastante provável que retorne amanhã nos horários mais quentes.
“Aqui em nossa região é usual este tipo de incêndio no segundo semestre do ano. Especialmente no mês de setembro, as ocorrências aumentam bastante em razão das altas temperaturas, baixa umidade do ar e dos fortes ventos”, explicou.
Ainda sobre os incêndios nessa região de Patos, Galvão comentou que nas últimas semanas registrou-se várias ocorrências desta natureza em Patos, Catingueira, Santa Terezinha, Condado, Malta, São José de Espinharas e Santa Luzia.
Até o momento, a quantidade de incêndios em vegetação ainda é menor do que o número desses episódios em 2020, que foi o ano com maior número de ocorrências desta natureza, conforme garantiu Galvão.