“A recomendação não deve ser atendida”, diz advogado sobre posicionamento do MPE ao passaporte da vacinação em Patos

By | 21/09/2021 4:11 pm
(Jozivan Antero – Polêmica Patos)

O advogado Corsino Neto se posicionou na manhã desta terça-feira, dia 21, sobre a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) em relação ao decreto 070/2021, precisamente no artigo que exige a apresentação de cartão de vacinação para adentrar em estabelecimentos públicos ou privados da cidade de Patos.

De acordo com o advogado, a recomendação é um elemento usado pelo MPE para evitar discussões judiciais e/ou administrativas acerca de ato jurídico ou ato  administrativo relevante, porém, no caso da exigência do passaporte da vacinação, o MP cometeu excesso em querer regulamentar ou atuar em meio a uma situação onde tem  por finalidade, por parte da prefeitura, em querer combater a pandemia.

“Não enxergo ilegalidade no decreto que tem por finalidade fazer com que a pandemia seja reduzida ou os elementos de vacinação sejam mais buscados. Eu acredito que essa recomendação em si não deveria ser atendida pelo prefeito de Patos, e sim deveria continuar sendo cobrado o passaporte de vacina nos principais locais de acesso público ou mesmo públicos para que possamos controlar essa proliferação do coronavírus que ainda está presente na nossa sociedade”, relatou Corsino.

O MPE foi provocado por seguidores de Bolsonaro que buscam desacreditar as vacinas e questionam que o direito de ir e vir está sendo impedido pelo decreto, bem como o direito individual das pessoas está sendo negado. Na visão dos seguidores de Bolsonaro, toma vacina quem quer.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou que a vacina contra a Covid 19 é obrigatória, mas não forçada. Em vários países do mundo, a cartão de vacinação já é exigido para entrada em locais diversos.

Nossa opinião

  • Tem toda razão o advogado Corsino Neto. E há um fato novo que o projeto em tramitaçao na Assembleia Legislativa que cria um PASSAPORTE  a ser exigido para as pessoas que se dirijam a estabelecimentos os mais diversos. E que inclusive prevê punição para os policiais que se recursarem a tomar a vacina.  E numa confirmação de um afirmação feita por Corsino Neto um dos únicos parlamentares a se manifestar contra o projeto foi um deputado de reconhecida ligação bom o bolsonarismo. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *