Sem Wanderley nas eleições de 2022, Patos terá novos nomes na disputa

By | 26/09/2021 7:11 am

Patos poderá ter em 2022, primeira eleição sem polarização Mota x Wanderley dos últimos 20 anos

(Genival Júnior, no Patos Online, 23/09/2021, com manchete e comentário nossos)

Após as definições da votação do novo código eleitoral aprovado no Senado da República onde ficou definida o fim das coligações, as atenções se voltam agora no âmbito da cidade de Patos para os entendimentos e os lançamentos de candidaturas para o pleito de 2022.

O Republicanos já tem como certo o nome da ex-prefeita de Patos, Francisca Mota, afastada da Prefeitura em 2016, para o cargo de deputada estadual, quando voltará à cena política após um período de quarentena pública de seis anos.  Francisca fará dobradinha em Patos e região, com o neto e deputado federal Hugo Mota, do mesmo partido, natural candidato a renovação de mandato na Câmara dos Deputados.

No lado oposicionista, já é certo o nome do ex-juiz e segundo colocado para prefeito de Patos nas eleições de 2020, Ramonilson Alves, que segundo informações de bastidores deverá  deixar o Patriotas e se filiar ao PL, que tem como mandatário em Patos o vereador Jamerson Ferreira, que deverá disputar a vaga de deputado federal.

Desde 2002, quando Edna Wanderley e Francisca Mota dividiam o cenário político de Patos, essa poderá ser a primeira eleição estadual em que Patos não terá a polarização Mota X Wanderley, visto que Dinaldinho anunciou sua saída da vida pública e Gustavo Wanderley candidato a deputado estadual em 2018, não colocará seu nome a disposição.

Zé Gonçalves do PT, pode também ser lançado como candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, (PT), e Vieirinha do PTN, confirma que é pré-candidato a deputado federal.

Nossa opinião

Realmente, com a desistência de Dinaldinho, Gustavo era a única esperança de continuação do grupo de Dinaldo nas disputas eleitorais em Patos. Os Wanderley continuam, através de Nabor e Hugo, unidos ao grupo Motta. Gustavo, ao que parece, só continuaria no páreo se chegasse a assumir uma vaga na Assembleia onde figura como suplente da coligação pela qual disputou as eleições de 1918.  A candidatura do  Dr. Ramonilson Alves é natural e muito forte., principalmente se se desvincular da Direita Patos.  Numa antiga tradição da cidade de Patos o candidato a prefeito que perde uma eleição se elege deputado estadual na eleição seguinte. A ida dele para o PL, dirigido a nível local pelo vereador Jamerson Ferreira e a nível estadual por Wellington Roberto, talvez seja o caminho natural. O Patriota, sem coligações e sem federação partidária está fadado à extinção. Jamerson Ferreira pode ser a opção do PL, para deputado federal, se o Padre Fabrício não topar a missão de representar os católicos no Congresso para se opor à bancada evangélica, cada vez mais influente na política nacional. A candidatura de José Gonçalves é também natural. O PT sempre lança candidatos nos municípios polos do Estado para arrebanhar os votos suficientes par eleger seus representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. O sempre competente Vieirinha poderá ser a outra alternativa de candidato a deputado federal para disputar os votos contrários a Hugo Motta. Finalmente a Direita Patos poderá querer testar sua força lançando a candidatura de Josmá Oliveira para uma vaga de deputado federal ou deputado estadual, como ele já andou ameaçando., (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *