Você acredita em resultados de enquetes eleitorais?

By | 02/10/2021 8:26 am

Juiz Ramonilson Alves aparece em primeiro durante enquete realizada no Facebook

O juiz Ramonilson Alves ficou na frente na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, em uma enquete realizada pelo ex-candidato a vereador Rômulo Xavier, por intermédio do Facebook.

Na enquete que teve a participação de 195 pessoas, com a totalização de 148 votos válidos, Ramonilson obteve a preferência de 59 eleitores, configurando 20,36% da preferência dos eleitores, contra 20% do vereador Josmá Oliveira, que apareceu em segundo lugar.

Ao todo, seis nomes foram citados pelo eleitorado, incluindo o da ex-deputada estadual Francisca Mota, cotada para reaparecer no cenário político estadual em 2022, e o atual deputado Dr. Érico Djan, que obteve apenas uma citação e ficou com 0,51% da preferência. Confira os índices;

RESULTADO DA ENQUETE PARA DEPUTADO ESTADUAL:

1° Dr Ramonilson – 59 votos …..30,26%

2° Josmá Oliveira – 39 votos ….. 20,00%

3° Francisca Motta – 37 votos …… 18,97%

4° Ilmara Morais – 10 votos ….. 5,13%

5° Zé Gonçalves – 2 votos ….. 1,03%

6° Dr Érico – 1 voto ….. 0,51%

Nulo / não votado – 47 ….. 24,10%

Votos válidos: 148
Total de Comentários: 195

Nossa opinião

  • Uma enquete bem feita tem seu valor relativo. Ela é válida para as pessoas que utilizam aquele veículo de comunicação. Se feita numa emissora de rádio, só dela participam ouvintes daquela emissora e daquele programa. Se feita numa rede social, como foi o caso, só ouve quem tem acesso àquela rede social e é seguidor daquele internauta que promoveu a enquete. Se feita por um jornal, uma revista, um programa de televisão é a mesma coisa. Só os que utilizam aquele veículo é que serão ouvidos. E mesmo assim, ainda há a possibilidade de manipulação do resultado. Se o promovente da enquete quer beneficiar a determinado candidato, é só avisar aos amigos daquele candidato para participarem da enquete. A mesma coisa, os partidários de um determinado candidato que participou da enquete pode avisar aos amigos que sabem votar naquele candidato para se manifestarem na enquete. E se a enquete não tiver um dispositivo que impeça a repetição do voto, um mesmo internauta pode se pronunciar várias vezes. Confesso que não chequei se havia algum dispositivo deste tipo para evitar a repetição do voto.
  • Por essas e outras razões, o resultado de uma enquete deve ser visto com cuidado. Um detalhe que me leva a suspeitar de que houve alguma manipulação nesta enquete é a posição de Chica Motta. Mesmo que se acredite numa maioria muito grande para o Dr. Ramonilson, acreditamos que Chica Motta tem tudo para ser o segundo lugar, até por que o grupo Motta é o maior grupo político da cidade, com eleitores sempre bem mobilizados. A única explicação plausível para este resultado seria o fato de só pessoas de classe média para cima terem participado da enquete, o que não é muito difícil por se tratar de uma mídia social com acesso a pessoas de certo nível cultural e social.
  • Mas estou ensinando “Padre Nosso a vigário”, os políticos podem até financiar enquetes deste tipo, mas já sabendo de que o seu resultado não é muito considerável. Se for válido é só para quem frequenta aquele veículo social. E como a maioria dos formadores de opinião frequenta estes veículos, o resultado pode impressionar os menos atentos que passem a informação para a frente.
  • Em tempo: eu, por acaso, salvo engano, participei da enquete! E só votei uma vez. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *